Especialistas destacam necessidade de investimento em saneamento básico

Especialistas destacam necessidade de investimento em saneamento básico

O IIIMA (Instituto Internacional de Inovação para o Meio Ambiente, Água e Energia), deu luz à relevância do saneamento básico ao promover dois dias de debates sobre as possibilidades e expectativas do Novo Marco de Saneamento (Lei nº 14. 026). O Congresso Internacional de Saneamento: Concessão, Inovação, Saúde e Investimentos, reuniu cerca de 70 personalidades formadoras nacional dessa política, além de representantes internacionais. “O principal entrave a um maior desenvolvimento do Brasil é o nosso atraso nas políticas públicas de saneamento. O governador Tarcísio de Freitas está entusiasmado em discutir o tema”, afirmou Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.

Os convidados do Congresso compuseram 11 painéis, que tinham como pano de fundo soluções, além de discutir investimentos para impulsionar o setor. “Cada painel refletiu a urgência do saneamento básico, desde as concessões até as inovações tecnológicas sustentáveis”, declarou o presidente do IIIMA, Raul Iberê Malagó.

O palco do Congresso de Saneamento foi o Instituto de Engenharia (IE), que acomodou o público nos dias 26 e 27 de março. Os espaços das discussões trataram de expor a conjuntura do setor, inclusive o olhar do mercado financeiro no modelo de concessões e PPPs (Parceria-Público-Privada). “O setor de infraestrutura tem capacidade de receber muito volume de capital, porque apresenta pagamentos regulares e resultados financeiros positivos”, ressaltou Fabio Abrahão durante o evento, diretor de Investimentos da Yvy Capital.

Também foram tratados os desafios nas áreas de águas, resíduos sólidos, drenagem e esgoto; e o que deve ser feito para que se alcance a universalização do saneamento até o ano 2033, previsto pela legislação federal. No entanto, a infraestrutura do Governo do Estado de São Paulo deve se antecipar a esse prazo. “Pretendemos universalizar o acesso ao saneamento no estado até o ano de 2029”, disse a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Natália Resende.

A intensidade do Congresso pode ser traduzida não só pelas 18h de debates, mas também pela densidade de conhecimento compartilhado entre as autoridades, executivos, consultores, diretores de: órgãos públicos, bancos nacionais e associações.

“O IIIMA e o IE promoveram um debate necessário. O tema do saneamento é de grande importância para se desenvolver uma economia sustentável com infraestrutura de qualidade; assunto que o governador Tarcísio de Freitas conhece muito”, afirmou Ronaldo Camargo, subsecretário de Convênios com Municípios, da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo.

O Instituto de Engenharia dialoga com os mais diversos setores sobre o tema. “Vimos nas apresentações que o desafio do saneamento é grande, mas pode ser vencido”, ressaltou José Eduardo Jardim, presidente do Instituto de Engenharia.

Fonte: IIIMA