Automotivo

Desde abril de 2009, a ALMACO  promoveu palestras sobre a utilização dos plásticos termofixos reforçados em algumas das principais montadoras de veículos automotores instalados no Brasil. O objetivo da entidade é criar intercâmbio com as empresas para demonstrar as vantagens e benefícios dos compósitos no design automotivo e divulgar as novas tendências, conceitos, produtos e materiais para o segmento no Brasil.

Os principais pontos abordados nas palestras serão as aplicações dos processos de compósitos mais usados pela indústria automotiva que são o RTM, SMC e BMC. Processos utilizados na fabricação de para-choques, painéis interiores, tetos externos, bancos, cabines, capôs, protetores de cárter e a própria carroceria, entre outras partes dos automóveis, caminhões e ônibus. Também serão abordadas as novas tendências dos materiais, processos, acabamento superficial e temas como o programa de reciclagem de compósitos que visam preservação ambiental e adequação de custos para a indústria.

Formado por quinze especialistas em matérias-primas e moldagem de compósitos, o Comitê Automotivo da ALMACO já promoveu encontros nas fábricas da Agrale, Ford, GM, Marcopolo, Neobus e Troller.