Sanepar avança na implantação do maior projeto de saneamento do país
O diretor de sustentabilidade da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Julio César Gonchorosky, revelou no dia 11 de abril, durante o evento Paraná Verde, realizado pelo BRDE e Phytorestore Brasil, que a empresa planeja implementar um projeto de reserva hídrica a partir de Soluções Baseadas na Natureza (SbNs). O projeto está localizado na Bacia do Rio Iguaçu e tem como objetivo reforçar a segurança hídrica para Curitiba e Região Metropolitana.
De acordo com o executivo, os jardins filtrantes ocuparão uma área de cerca de 300 hectares e já contam com um volume de aproximadamente 2 bilhões de litros de água armazenada. Com a utilização da tecnologia dos jardins filtrantes (wetlands, em inglês), a capacidade de tratamento de água com qualidade para captação para reúso indireto potável chegará a mais de 150 litros por segundo, o suficiente para abastecer uma população de até 200 mil pessoas.
O projeto da Sanepar aproveita o histórico de mineração de argila na Bacia do Rio Iguaçu como forma de ampliar a armazenagem de água nas chamadas cavas.
“Já fizemos toda a interligação das cavas, dando circulação para essa água. Há ganhos ambientais e hídricos não só para o abastecimento ao público, como também para o rio Iguaçu”,
Segundo ele, as cavas e jardins filtrantes podem ser utilizados como barreiras secundárias para a água oriunda da Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul. “As plantas aquáticas são ótimas para retirar fármacos e hormônios da água”.
Fonte: Terra