Quem somos

Marcio Nieble (1º Vice-presidente) Erika Bernardino Aprá (Presidente) e Samir Quintilianoa (2º Vice-presidente)

Fundada em 1981, a ALMACO tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a ALMACO tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

Resultantes da combinação entre polímeros e reforços – por exemplo, fibras de vidro –, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, associados à liberdade de design. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de caixas d’água, tubos e pás eólicas a peças de barcos, ônibus, trens e aviões.

Erika Bernardino Aprá, 47, foi reeleita presidente da Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO). O novo mandato, que abrange o triênio 2025-2027, será apoiado por dois vice-presidentes: Márcio Nieble, gerente geral na América do Sul da fabricante de fibras de vidro Owens Corning, e Samir Quintiliano, gerente comercial e de tecnologia da fabricante de resinas Polynt.

Formada em publicidade e jornalismo, Erika acumulou mais de uma década de experiência como gerente de marketing e gestora geral da ALMACO antes de assumir a presidência em 2019.

“A decisão dos associados de nos reconduzir à liderança da associação nos incentiva a continuar contribuindo para o fortalecimento da ALMACO e da indústria latino-americana de compósitos”, afirma Erika.

Entre as conquistas de sua gestão anterior, ela ressalta o crescimento no número de associados, o fortalecimento do Centro Tecnológico de Compósitos (CETECOM) como referência na capacitação profissional – mais de 1 mil profissionais foram treinados apenas nos últimos três anos – e a consolidação do curso de pós-graduação em compósitos e polímeros, desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e, atualmente, em sua quinta turma.

A internacionalização da associação também foi uma marca registrada de sua liderança. Parcerias estratégicas com associações e instituições ampliaram a presença da ALMACO em diversos mercados consumidores.

“Estamos avançando para posicionar a América do Sul como um polo de referência na indústria de compósitos, com atividades integradas em nossas bases na Argentina, Chile, Colômbia e, mais recentemente, com a criação da ALMACO Paraguai”.

A presidente da ALMACO enfatiza que os resultados são fruto de um esforço conjunto. “Essas realizações só foram possíveis graças à confiança e ao comprometimento de todos. Seguimos determinados a ampliar as ações em prol da inovação, capacitação e crescimento da indústria compósitos”, completa.