Volvo inicia produção em série de caminhões elétricos pesados

Volvo inicia produção em série de caminhões elétricos pesados

A Volvo Trucks anuncia o início da produção em série das versões elétricas de sua principal linha de produtos, os caminhões pesados FH, FM e FMX.

Juntos, esses três modelos representam cerca de dois terços das vendas da empresa, podendo operar com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 44 toneladas.

Com as novas linhas, a Volvo Trucks conta agora com seis modelos de caminhões elétricos em produção em série a nível global – a maior da indústria.

“Trata-se de um marco e a prova de que estamos liderando a transformação da indústria”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

“Há menos de dois anos exibimos os nossos caminhões elétricos pesados pela primeira vez. Agora, estamos aumentando os volumes para entregar os caminhões pesados a clientes de toda a Europa e, posteriormente, na Ásia, Austrália e América Latina”, acrescentou.

A produção terá início na fábrica de Tuve em Gotemburgo, na Suécia, seguida pela fábrica de Gand, na Bélgica, que também fornece as baterias para os veículos.

A montadora produz os caminhões elétricos na mesma linha que os convencionais, o que – segundo a empresa – proporciona flexibilidade de produção e ganhos de eficiência.

Segundo a Volvo, a procura de caminhões elétricos está aumentando rapidamente em muitos mercados.
“Já vendemos mais de 2.600 caminhões elétricos, sendo cerca de 1.000 unidades de pesados”, comenta Alm.
“Esperamos que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que vendemos globalmente deverão ser elétricos”, finaliza.

Fonte: Volvo Trucks