Evento debate o futuro do setor metroferroviário
Na terça-feira (14), durante o segundo dia da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária (STMF), a 5ª Sessão Internacional concluiu que o setor metroferroviário deve, cada vez mais, dar atenção a um tripé fundamental para sua sustentação: tecnologia, comunicação e pessoas.
Com promoção da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) e apoio institucional do Consulado do Canadá, o evento híbrido debateu o segmento em âmbitos nacional e internacional, reunindo diversos especialistas no Instituto de Engenharia, em São Paulo.
A Sessão Internacional, que teve coordenação da jornalista Ana Lúcia Lopes, vice-coordenadora da Comissão de Investimentos e Infraestrutura na Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e diretora da AllMoving, contou com convidados como Márcio Francesquine, adido comercial do Consulado do Canadá, Joseph Weiss, cônsul geral adjunto do Consulado da Alemanha, Stefan Nemetz, vice-cônsul comercial do Consulado da Áustria, Luiz Fernando Nanô, diretor de Projetos de Infraestrutura do Consulado da Suíça, Thaís Araripe Dias, chefe da Procuradoria Jurídica da Valec, e Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaQuatro e ViaMobilidade.
Em sua introdução, Lopes destacou o conceito de Marketing 5.0 criado por Philip Kotler, citando que chegou o momento de as empresas acionarem o poder das tecnologias a favor da humanidade e contribuir para o bem-estar das pessoas. “Nessa nova era, tecnologias e pessoas têm o mesmo peso. Quando se fala em ferrovias, deve-se falar em pessoas e todos os desdobramentos advindos desse foco”, disse.
Francesquine afirmou que a pandemia provocou mudanças de mentalidades e que isso ficou claro quando começamos a sair dela. “Começamos algo que será percebido a médio e longo prazos. O transporte inteligente multimodal será a nova e grande tendência, seja para cargas como para passageiros. O principal gatilho para isso será a experiência, item fundamental daqui para frente”, defendeu.
Fonte: STMF