BAE Systems e Meritor preparam conjunto elétrico para caminhões

BAE Systems e Meritor preparam conjunto elétrico para caminhões

Um novo conjunto para caminhões elétricos é o que promete a parceria entre a BAE Systems e a Meritor. As duas empresas se juntaram para apresentar uma inédita solução de e-powertrain para o mercado global de veículos pesados.

Pelo acordo, a BAE Systems fornecerá a eletrônica de potência e a integração de sistemas. Já a Meritor será responsável pelo e-eixo e seu motor elétrico. A BAE lançou recentemente uma terceira geração de seu powertrain elétrico a bateria para o mercado de ônibus. Já são mais de 15 mil veículos eletrificados operando em todo o mundo.

Tecnologia para aplicações especiais

A empresa acredita que a solução é facilmente aplicável no segmento de veículos de carga. Tanto que o principal destino dos novos conjuntos elétricos será o mercado de caminhões, em especial o segmento de aplicações especiais, como coleta de lixo e veículos de emergência.

Segundo comunicado da própria empresa, a BAE também poderá fornecer kits de baterias ou células de combustível, conforme a aplicação. O fornecimento destas células será possível graças a um acordo entre a empresa e a Plug Power Inc.

A BAE Systems já desenvolveu e produziu sistemas e componentes para o segmento de caminhões no início dos anos 2000, com um sistema de propulsão híbrida. As duas empresas não falaram sobre datas de lançamento do novo conjunto para caminhões elétricos.

Fonte: Automotive Business