Produção de ônibus cresce 8,4% no primeiro bimestre

Produção de ônibus cresce 8,4% no primeiro bimestre

A produção de chassis de ônibus apresentou reação no primeiro bimestre do ano, com crescimento de 8,4% sobre os primeiros dois meses do ano passado, somando 3,3 mil unidades. Os dados foram divulgados pela Anfavea durante coletiva online realizada na terça-feira, 8.

No mês de fevereiro foram produzidos 2 mil chassis de ônibus, incremento de 23,1% sobre igual mês de 2021. Ante janeiro a expansão foi ainda maior, 47,6%.

De acordo com Gustavo Bonini, vice-presidente da entidade, é razoável supor que “nessas 2 mil unidades já esteja incluída parcela que será dedicada a demandas do programa Caminho da Escola”.

Os emplacamentos no ano ainda não refletiram a recuperação da produção e apresentaram queda de 11,1% na comparação com o primeiro bimestre de 2021, somando 1,9 mil unidades. Em fevereiro foram vendidos 900 ônibus, queda de 22,1% sobre igual mês do ano passado e de 15,9% ante janeiro, o pior resultado para o período desde 2018.

Para Bonini ainda é cedo para avaliar esse recuo, pois a produção começou a crescer e parte do total fabricado deverá ser emplacada em março, refletindo nos números: “Vamos ver como será o fechamento do trimestre para fazer uma comparação com o começo do ano passado: podemos até chegar a estabilidade no período”.

Avaliando as vendas por segmento o urbano representou a maior demanda em fevereiro, 29%, seguido pelo programa Caminho da Escola, que representou 23% das entregas, micro-ônibus 21% e rodoviário 11%.

As exportações de ônibus cresceram 20,9% no bimestre, com 572 unidades. Em fevereiro os embarques somaram 227 unidades, alta de 2,3% com relação a fevereiro de 2021 e queda de 34,2% ante janeiro.

 

Fonte: Automotive Business