Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes no Brasil

Chinesa Great Wall compra fábrica da Mercedes no Brasil

A Great Wall Motors pode finalmente estar de malas prontas para vir ao Brasil. Com planos de vender picapes e SUVs no país, a montadora chinesa teria comprado a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), que foi desativada em dezembro do ano passado. As informações foram divulgadas pelo jornalista Marcelo Ninio, do jornal O Globo.

De acordo com o colunista, a aquisição da fábrica paulista foi concretizada há cerca de duas semanas. Apesar de não ter sido anunciada de forma oficial pela Great Wall, uma publicação interna da montadora do dia 25 de junho explica os detalhes internos da unidade fabril e que a linha de montagem local estaria dentro dos padrões necessários para a produção de carros da empresa.

A publicação não comenta detalhes como as condições de negociação ou quais modelos serão produzidos pela Great Wall no Brasil. No entanto, rumores indicam que a montadora chinesa pretende oferecer inicialmente o SUV médio Haval H6 e a picape média Poer, que foi registrada no país em 2020. A princípio, ambos os modelos chegariam ao país importados, sendo produzidos localmente pouco tempo depois.

Com planos de vender 4 milhões de carros em 2025, a Great Wall tem planos de expansão global. Além da fábrica brasileira da Mercedes, a montadora chinesa também adquiriu recentemente uma fábrica da General Motors na Tailândia e negocia a compra de uma outra unidade fabril do grupo americano na Índia. Além disso, a Great Wall também produz carros na Rússia desde 2019. A Great Wall atua através das submarcas Haval (SUVs), Ora (carros elétricos), Great Wall Motors Pickup (picapes) e a divisão de luxo Wey.

Fonte: Terra