Fiberbus avança no mercado com o fornecimento de peças em compósitos para a Alstom

Fiberbus avança no mercado com o fornecimento de peças em compósitos para a Alstom

Com mais de 14 anos de experiência na produção de peças em fibra de vidro para o segmento de mobilidade, a Fiberbus amplia sua atuação no setor com a parceria de fornecimento de peças para trens junto à Alstom Brasil, que no início de setembro recebeu a primeira entrega de materiais, acompanhada por colaboradores do time Fiber, em sua planta de Taubaté, interior de SP. As peças produzidas pela Fiberbus compõem o revestimento interno dos trens que irão operar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM, em São Paulo.

Para integrar o rol de fornecedores da Alstom, a Fiberbus passou por um processo de concorrência, sendo avaliados aspectos como capacidade produtiva, orçamento, auditoria de processos administrativos e de apoio, e a validação de capacidade técnica do processo fabril. Victor Cunha, diretor executivo da Fiberbus, comenta: “A participação nos processos de homologação de fornecedores e desenvolvimento de produtos junto à Alstom, trouxe desafios que tanto nos ajudaram a evoluir em vários aspectos, como também nos deram oportunidades para mostrar nossa competência e capacidade de geração de valor aos nossos clientes. Termos vencido esta etapa é uma grande conquista”.

Projeto do Produto e Processo Produtivo

Para atender às exigências de fornecimento para a Alstom, o time Fiberbus dedicou enorme esforço em se especializar em processos mais acurados e minuciosos, atendendo às rigorosas normas internacionais relativas a compósitos destinados a estes fins. Luiz Ricardo Mori, gerente industrial da empresa, afirma: “Hoje podemos nos orgulhar de estarmos certificados e termos homologações em órgãos da Europa e América do Norte, obtendo o mesmo de nossos fornecedores de materiais e moldes. Investimos em infraestrutura, somando uma nova área de produção, com logística aprimorada para este segmento. Também nos concentramos em componentes com a Engenharia e Processos, para atender ao cliente de maneira precisa.  Tudo sem perder a já reconhecida agilidade e o profissionalismo pelos quais somos conhecidos”.

 

Durante o processo de cotação e desenvolvimento do projeto Alstom, foram utilizados recursos tecnológicos como modelagem 3D, construção de dispositivos e racks de transporte, scanners e braços tridimensionais para validação dos modelos, moldes e peças protótipos, engenharia reversa, produzindo peças para testes de dispositivos por meio de impressão 3D. Também foram realizados ensaios dos mais diversos em parceria com laboratórios nacionais e internacionais.

Capacitação e demanda de trabalho

A força de trabalho da Fiberbus ganhou reforços com a contratação de profissionais de Botucatu e região, que estão sendo capacitados junto às equipes técnicas da empresa. “Para atender a este projeto, serão um ano e meio de trabalho contínuo. Isso possibilita a manutenção dos empregos e nos dá um impulso para o crescimento sustentável, rumo à nova estratégia da Fiberbus. Vale ressaltar que esse projeto e os futuros são fruto do time capacitado e engajado que temos na nossa casa. Sem o envolvimento e esforço de todos, nada disso seria possível. Como diz um de nossos princípios: “A força da nossa marca é a força da nossa gente””, finaliza Victor Cunha.

 

Fonte: Fiberbus