Magna Compósitos inaugura fábrica de SMC

Magna Compósitos inaugura fábrica de SMC

A Magna Compósitos inaugurou nesta terça-feira, dia 9 de abril, um novo galpão industrial construído para abrigar a mais moderna e completa linha de produção de SMC (Sheet Moulding Compound) da América Latina. Idealizada pelo presidente/CEO do Grupo Magna, Júlio Menezes, a nova Fábrica produzirá manta (sheet) para fornecer a moldadores de produtos em SMC no Brasil e exterior. Esta unidade é resultado de um grande investimento na modernização e diversificação da produção da empresa. Ao todo, foram investidos mais de 1 milhão de dólares no novo projeto, financiados com recursos próprios do grupo empresarial.

O novo galpão se destaca na paisagem de Rio Negrinho, em Santa Catarina, pela beleza, modernidade e design arrojado da fachada construída em painéis compósitos. O novo espaço conta com 600 m² de área construída e uma grande e moderna máquina modelo SMC-1200, semiautomática, que foi importada e enclausurada para ser 100% climatizada e assim garantir a produção de alta qualidade. “Não existe nada compatível ou comparável em território nacional. É um projeto que foi planejado e construído por uma equipe de profissionais altamente capacitados e comprometidos em trazer o que há de mais avançado no mundo”, afirma Menezes.

De acordo com Júlio Menezes, a Magna Compósitos enxerga o fornecimento do composto SMC como uma grande oportunidade de crescimento e de atender cada vez mais e melhor o exigente mercado interno e externo para os próximos anos, agregando ainda mais valor aos produtos e processos dos clientes deste segmento. “Estamos aqui para oferecer matéria prima em padrão internacional para as empresas moldadoras de SMC, impulsionando o crescimento dos nossos clientes parceiros e o desenvolvimento de novos produtos em SMC, em especial no mercado nacional que ainda tem muito a avançar”, completa.

Sobre o empreendimento

A obra foi planejada e construída em tempo recorde. “Este projeto demonstra mais uma vez o DNA Magna de velocidade com qualidade e foco no cliente. Entre a primeira conversa estratégica até a devida instalação e inauguração da unidade se passaram apenas oito meses. Lembrando que neste período importamos a máquina e outros equipamentos, construímos o prédio, contratamos e treinamos o time, construímos o laboratório e fizemos benchmarking internacional”, exalta Michael Sommer, diretor de Operações da Magna Compósitos.

Importante ressaltar que a fachada do novo prédio foi construída com painéis em materiais compósitos fabricados pela própria Magna pelo processo de RTM-Light. Mais leves e resistentes, apresentam menor carga estrutural, resultando em construções limpas, com montagens rápidas e econômicas.

O galpão também abriga Câmaras Quente e Frias necessárias à complementação do processo de produção e Laboratório Químico com equipamentos de última geração, prontos para garantir qualidade, repetibilidade e o atendimento de todas as normas técnicas exigidas para esse tipo de produção.

Segundo o presidente do Grupo Magna, Júlio Menezes, o investimento faz parte do processo de modernização da empresa e visa atender às exigências e especificações dos clientes, além de aumentar significativamente a qualidade dos produtos.
Para a nova tecnologia empregada, a Magna Compósitos contratou o especialista em SMC Adilson dos Santos, que assumiu na empresa o cargo de coordenador de Engenharia de Processos. Ele recebeu a missão de gerir a unidade, de homologar os produtos e de treinar e capacitar a nova equipe de colaboradores para obter a excelência e atender a todos os compromissos técnicos, comerciais e ambientais.

Fonte: Magna Compósitos