Klabin inaugura o projeto Puma II, maior investimento privado do Paraná

Klabin inaugura o projeto Puma II, maior investimento privado do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quinta-feira (21) da inauguração do projeto Puma II da Klabin, em Ortigueira, na região dos Campos Gerais. A expansão da empresa é o maior investimento privado da história do Estado, no valor de R$ 12,9 bilhões, entre 2019 e 2023.

O projeto da planta industrial iniciou em 2019 e foi dividido em duas fases. Na primeira etapa, finalizada em 2021, Puma II alcançou a capacidade de produção de 450 mil toneladas por ano. Com a finalização da segunda etapa, a capacidade de produção anual de papel da planta ultrapassa as 900 mil toneladas anuais. Ele marca a estreia da Klabin no mercado de papel-cartão branco, reforçando a expansão de seu portfólio de produtos.

Nesta fase do projeto Puma II, foi inaugurada a Máquina de Papel 28 (MP28), com capacidade para produzir 460 mil toneladas de papel-cartão por ano. O produto tem uma demanda global crescente para uso de embalagens de produtos líquidos, como leites e sucos, por exemplo. Antes disso, a Klabin já vem operando nesta mesma fábrica com a Máquina de Papel 27 (MP27), que também fabrica o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibra de eucalipto.

Segundo o governador, esse aporte reflete a confiança da iniciativa privada no Estado. “É um investimento que mostra a credibilidade que estamos construindo com as empresas. O Paraná cumpre compromissos, o que dá segurança jurídica e tem uma grande contrapartida para a população na geração de emprego e renda. Além da Klabin, estamos recebendo grandes indústrias e alcançamos o posto de quarta maior economia do País”, afirmou Ratinho Junior.

De acordo com o governador, a parceria da Klabin, que dura desde a instalação da empresa em Telêmaco Borba nos anos 1940, mudou a região dos Campos Gerais. “As cidades do entorno se transformaram. Esse é o poder do investimento de um empreendimento como este. São gerados empregos e a infraestrutura e o comércio se desenvolvem. Da nossa parte, como Governo do Estado, nós estamos dando a estrutura e o suporte para que isso aconteça”, completou Ratinho Junior.

Fonte: Governo do Paraná