GWM vai testar caminhão movido a hidrogênio no Brasil

GWM vai testar caminhão movido a hidrogênio no Brasil

A Great Wall (GWM) terá em sua oferta de produtos no Brasil um caminhão movido a hidrogênio. Segundo o presidente Oswaldo Ramos, a companhia está conversando com parceiros para viabilizar o projeto.
“O Brasil tem um potencial enorme para produzir hidrogênio verde através do etanol. Na China se produz a partir da queima do carvão, é um hidrogênio marrom”, disse Ramos durante uma live que a companhia promoveu nesta quinta-feira, 21, via internet.

Para GWM, solução é a melhor para o transporte de carga
O executivo disse, ainda, que a montadora vai trazer os protótipos dos caminhões para serem testados no país, sem revelar quando isso irá acontecer.

“Vamos mostrar que é viável economicamente o uso desses veículos no transporte de carga. Isso porque usando a célula de combustível se libera espaço em tonelagem no caminhão, ao contrário do motor elétrico”, afirmou Ramos.
A montadora já conversa com parceiros para criar uma rede de abastecimento no país, pois, segundo ele, a tecnologia gera energia por meio de sistema que combina hidrogênio e etanol já existe.

“Essa rede tem que ser feita com parceiros, uma vez que demanda investimentos altos”, ressaltou.
No próximo mês, a GWM vai apresentar a sua célula de combustível a hidrogênio no Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, evento que será realizado em outubro, em São Paulo (SP).

Fonte: Automotive Business