Sinônimo de torres de resfriamento de vinhaça, Tecniplas marca presença na Fenasucro & Agrocana

Sinônimo de torres de resfriamento de vinhaça, Tecniplas marca presença na Fenasucro & Agrocana

Apoiada por um histórico de mais de 700 torres de resfriamento de vinhaça fornecidas em trinta anos, a Tecniplas tornou-se sinônimo do equipamento entre as usinas de álcool e açúcar. Para fortalecer essa marca e, em paralelo, divulgar seus tanques e tubulações de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), a empresa participará mais uma vez na Fenasucro & Agrocana, principal feira do setor sucroenergético da América Latina – de 15-18/08, em Sertãozinho (SP).

“Para reduzir os custos e, sobretudo, aumentar a produção, as usinas precisam investir em todas as etapas, e o resfriamento da vinhaça é uma fase importante do processo”, afirma Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas. Para ser aproveitada como fertilizante, a vinhaça deve ter a sua temperatura reduzida, em média, de 90 ºC para 55 ºC, operação efetuada pelas torres da Tecniplas.

Mesmo em se tratando de uma aplicação bastante desafiadora, que combina alta temperatura e elevado índice de corrosão, as torres de resfriamento de vinhaça da Tecniplas resistem a muitas safras consecutivas. “Isso significa que o investimento é recuperado rapidamente. De novo, nosso papel é colaborar ao máximo com a competitividade das usinas”, salienta Rossi.

Ele observa que todas as torres de resfriamento de vinhaça da Tecniplas são fabricadas de acordo com a norma de segurança NR-12. A empresa produz atualmente três modelos – TRV 3000, TRV 3500 e TRV 4000 –, e o que os difere é basicamente o volume resfriado por hora.

“Também fornecemos para o mercado sucroalcooleiro tubos de PRFV. Diferente dos tubos de PRFV com liner de PVC, que podem colapsar e contaminar o solo e o lençol freático com vinhaça quando a temperatura passa de 60 ºC, as nossas tubulações inteiramente de PRFV atendem a até 100 ºC”, detalha o diretor da Tecniplas, lembrando que a empresa ainda abastece as usinas com tanques de PRFV para a armazenagem de água e produtos químicos.

Serviço
Fenasucro & Agrocana
Quando: 15-18/08
Onde: Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho (SP)
Tecniplas: estande A39

Fonte: SLEA