Caminhão Volvo 100% elétrico entra em testes para transporte de carga no porto de Santos

Caminhão Volvo 100% elétrico entra em testes para transporte de carga no porto de Santos

A Citrosuco, uma das líderes mundiais em produção de suco de laranja, anunciou adesão aos testes do caminhão 100% elétrico da Volvo, FM Electric, para transporte de carga entre os municípios paulistas Matão e Santos. A rota Santos-Matão é crucial para a companhia, uma vez que liga a maior fábrica de produção de suco de laranja do mundo ao Porto de Santos, onde o produto é exportado para mais de 100 países.

O Volvo FM Electric é o primeiro caminhão pesado movido 100% a eletricidade vendido no Brasil e pode ser equipado com pacotes de duas a seis baterias (180-540 kWh), dependendo do tipo de aplicação a que for destinado. Com suspensão a ar em todos os eixos, é dotado de freios de regeneração (recupera a energia quando o freio é acionado).

De acordo com a Volvo, o veículo é destinado a operações urbanas e regionais, com autonomia de até 300 quilômetros.
O cavalo-mecânico tem peso bruto total combinado (PBTC) de 44 toneladas e tração 4×2 trator. Conforme dados divulgados pela Volvo, há três motores elétricos que geram 490 kW de potência, o equivalente a 660 cv. Além de zero emissões de gases, o caminhão tem baixíssimo nível de ruído. Os testes são parte de um conjunto de ações da empresa pela busca da descarbonização de suas operações e reitera suas metas ESG 2030, assumidas em 2022.

Fonte: Planeta Caminhão