Produção de autoveículos registra queda de 19% em abril

Produção de autoveículos registra queda de 19% em abril

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o total de 178,9 mil unidades produzidas em abril foi 19,4% inferior ao de março e 3,9% menor que o de abril do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava em seu momento mais crítico.
No acumulado do ano, 714,9 mil autoveículos foram produzidos no país, alta de 4,8% sobre o 1º quadrimestre de 2022.

O balanço apresentado pela Anfavea também aponta queda nos volumes de emplacamentos no mês, em parte justificada pelos cinco dias úteis a menos em relação a março.
As 160,7 mil unidades emplacadas representaram um recuo de 19,2% sobre o volume de março, apesar do acréscimo de 9,2% sobre o mesmo mês do ano passado.
“Mesmo com as dificuldades de crédito e juros elevados, que afetam sobretudo as vendas no varejo, emplacamos até agora 633 mil unidades em 2023, 14% a mais que no ano passado, quando a crise era somente de falta de oferta”, analisa o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite.

Para caminhões, a situação é ainda mais complexa após o fim do período de três meses em que as fábricas podem faturar os veículos produzidos em 2022 (modelos da fase anterior do Proconve).
As vendas recuaram 16,5% sobre o fraco mês de abril de 2022, confirmando os desafios da introdução da nova fase do programa de controle de emissões, que deixou os produtos nacionais em linha com os mais avançados modelos globais, mas com uma inevitável elevação de custo.

Fonte: Anfavea