Eólica offshore precisa se preparar para as próximas décadas

Eólica offshore precisa se preparar para as próximas décadas

A energia eólica offshore tem se mostrado uma opção cada vez mais viável para geração ao redor do mundo e está relacionada a diversos benefícios socioambientais e econômicos.

De acordo com o estudo da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), em parceria com a Coppe/UFRJ e Essenz Soluções, a indústria precisa ser preparada para o significante crescimento desse mercado nas três próximas décadas. E com isso é essencial estabelecer políticas públicas para promover essa modalidade e sua cadeia de valor no longo prazo.

O estudo lembra que o investimento nesse tipo de empreendimento é intensivo em capital, com isso sua contribuição para a economia é maior em todos os cenários do que a contribuição para o emprego. Em 2050, o valor adicionado em relação ao PIB varia de 0,1% até 0,22% em diferentes cenários.

Diante disso, os projetos apresentam duas características marcantes que acabam por influenciar suas modalidades de financiamento. A fase de estudos e de elaboração do projeto, bem como sua implantação.

O setor elétrico brasileiro apresenta histórico exitoso no financiamento de projetos. E embora inexistam diretrizes específicas para o financiamento de projetos eólicos offshore no Brasil, o arcabouço brasileiro é favorável.
A nota técnica apresentada pelo estudo mostra que a formação de linhas específicas para o setor é desejável e pertinente. Além de sua complexidade, seus potenciais benefícios justificam um tratamento específico com vistas a viabilizar esta tecnologia no Brasil.

A nota mostra que apesar da aprovação do projeto de lei que está em discussão no Congresso Nacional ser o mecanismo mais seguro para estabelecer um marco regulatório para o setor, o caminho escolhido por meio da publicação de um decreto e suas portarias complementares foi bem recebido para a efetivação dos investimentos nesta nova atividade no país.

Fonte: Revista Grandes Construções