Quase 60% da água potável no Maranhão é desperdiçada

Quase 60% da água potável no Maranhão é desperdiçada

Uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto Trata Brasil mostra que o Maranhão registra desperdício de 59% em toda a água potável captada. Com o desaproveitamento, a água acaba não chegando à casa dos maranhenses.
O estudo “Perdas de Água Potável (2022, ano base 2020): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil”, foi desenvolvido a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Durante o processo de abastecimento de água, realizado a partir de redes de distribuição, é comum haver a diminuição dos recursos hídricos, por razões diversas, desde vazamentos a consumos realizados de forma não autorizada.

Como consequência, os desperdícios ocasionam impactos ao sistema hídrico das cidades, além de prejuízos ao meio ambiente e aos consumidores do serviço de distribuição de água. No Maranhão, o volume de água que não chega à população é de 59%. Em São Luís, o número é ainda maior: 60,7% da água potável é desperdiçada, na capital, superando a média nacional, de 40,3%.

Fonte: Saneamento Básico