Para sempre em nossa memória

Para sempre em nossa memória

Uau, que ano! Além de a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO) ter completado quatro décadas de luta pelo setor de compósitos, conseguimos em 2022 colocar em prática uma série de ideias, muitas delas deixadas em espera por causa da pandemia.

Primeiro, realizamos mais de trinta cursos no Centro Tecnológico de Compósitos (CETECOM), consolidando o papel da ALMACO como a principal responsável por capacitar mão de obra especializada no material. Em paralelo, promovemos diversos cursos in-company, levando a nossa expertise para as plantas de várias empresas.

Ainda sobre qualificação, abrimos uma nova turma de pós-graduação em compósitos e polímeros na capital paulista. Em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a pós já ajudou centenas de profissionais a se diferenciarem no mercado de trabalho.

A educação significa muito para a ALMACO. Tanto é assim que, em 2022, fizemos uma série de atividades em conjunto com a Unicamp Compósitos, grupo de alunos de engenharia da Universidade Estadual de Campinas interessados em se aprofundar em estudos sobre o material. Também participamos ativamente do Desafio SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge, ação promovida pela SAE Brasil e as principais universidades do país.

Sob o ponto de vista da competitividade do nosso mercado, conseguimos a aprovação de um pleito importante: a redução de 9,75% para 6,50% do IPI das telhas trapezoidais de compósitos. Com essa decisão, os fabricantes poderão requerer a recuperação de créditos tributários pagos nos últimos cinco anos acima do que determina a legislação. Os pleitos em relação aos tributos seguem em nossa mira, e esses trabalhos contam com o importante apoio do escritório Nelson Wilians Advogados.

Também colaboramos com a melhor experiência dos consumidores de perfis pultrudados ao publicarmos, com o apoio do Comitê de Pultrusão, o Guia de Instalação e Manutenção de Pultrudados. A obra complementa o Guia de Compra e Inspeção que editamos em 2019.

A respeito de publicações, produzimos em 2022 duas edições dos Indicadores de Desempenho do Mercado de Compósitos. Os relatórios apontaram não só os dados de produção e faturamento como, na versão completa, trouxeram análises e tendências sobre os principais segmentos consumidores.

Outro ponto crucial da estratégia da ALMACO é fomentar oportunidades de negócios para toda a cadeia produtiva. Com isso em mente, nos aproximamos em 2022 da Câmara de Comércio-Árabe Brasileira, do Consulado Britânico e da Companhia Paulista de Trans Metropolitanos (CPTM). Cada novo projeto costurado com esses organismos significou uma nova chance de colocarmos em evidência os nossos associados.

Essa intermediação ficou bem evidente, por exemplo, durante a participação da ALMACO na Feiplar Composites, principal feira de compósitos da América Latina. Depois de um extenso trabalho de bastidores, nosso estande serviu de palco para muitas reuniões entre empresas estrangeiras e brasileiras. Aliás, a propósito de feiras, fizemos uma cobertura especial, em Paris, da JEC World, trazendo conteúdo inédito para milhares de pessoas através das nossas redes sociais.

🏆🏆🏆 Por fim, organizamos a 13ª edição do Top of Mind da Indústria de Compósitos. Recebemos mais de 11 mil votos durante um mês de pesquisas, número recorde desde que criamos, em 2010, a premiação. E, como cereja do bolo, tivemos a satisfação de poder homenagear Antonio Carvalho Filho, maior especialista brasileiro em compósitos, com a criação de uma categoria do Top of Mind que leva o seu nome.

É por tudo isso que 2022 ficará para sempre em nossa memória.

Agora, que venha 2023!

Erika Bernardino Aprá é presidente da ALMACO