Indústria de Materiais tem desempenho regular em setembro

Indústria de Materiais tem desempenho regular em setembro

A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou na semana passada a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção.

A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas acreditam em desempenho regular em setembro. Para 61% dos associados, o mês deve apresentar resultado regular, já para 25% o período tende a ser bom.

Para outubro, a expectativa é que o otimismo cresça, com 46% das empresas associadas estimando resultado bom e 4%, muito bom. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de agosto, indicando resultados negativos. Para apenas 25% dos associados agosto trouxe resultados bons, ante 50% considerando regular e 18%, ruim.

O Termômetro também traz informações acerca do nível de utilização da capacidade instalada da indústria de materiais. Em setembro, a utilização da capacidade industrial foi de 75%, na média das empresas associadas, 1 ponto percentual acima em relação a agosto de 2022, três pontos percentuais a menos do que em setembro de 2021.

As pretensões de investimento em setembro de 2022 também apresentam alta, com aumento de 5 pontos percentuais em relação ao mês anterior, refletindo boas expectativas sobre a retomada dos investimentos projetados para o ano, com 79% das indústrias de materiais indicando que devem investir nos próximos 12 meses. Em setembro do ano passado, o indicador era de 72%.

“Continuamos acreditando que o setor continuará com um otimismo moderado, porém cauteloso em função das muitas externalidades envolvidas, como taxa de juros, inflação, eleições e questões macroeconômicas globais”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da Abramat.

Fonte: Abramat