Jogos Olímpicos de Paris apostam na sustentabilidade das construções

Jogos Olímpicos de Paris apostam na sustentabilidade das construções

Em 1924, Paris foi sede dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Cem anos depois, as Olimpíadas voltarão a ser realizadas na cidade-luz. O novo projeto para as Olimpíadas combina responsabilidade econômica, social e ambiental.
Segundo o Comitê Olímpico, diante dos desafios sociais do século 21, Paris 2024 colocou questões de legado e sustentabilidade no centro de seu projeto desde a fase de licitação, para inspirar novos padrões: jogos a serviço dos territórios, que constituem oportunidades para a economia local, uma pegada de carbono partilhada por dois em relação às edições anteriores, em linha com os princípios da economia circular.

Sustentabilidade

Um dos focos principais dos Jogos Olímpicos 2024 é a sustentabilidade. Por isso, a ideia é aproveitar os vários pontos turísticos de Paris como cenário para jogos e competições. Portanto, provavelmente será possível ver alguma competição com a famosa torre ao fundo, por exemplo. Inclusive, o rio Sena servirá de palco para a cerimônia de abertura – pela primeira vez na história ela não ocorrerá dentro de um estádio.

De acordo com a organização do evento, 14 locais excepcionais compõem um conceito compacto, com 24 esportes olímpicos (de 32) localizados a 10 km da Vila. Dentre estes pontos estão o Grand Palais, a ponte Alexandre III e o Hôtel National des Invalides. “Ao usar 95% de locais existentes ou temporários, optamos ativamente por minimizar nosso impacto ambiental. Reduzir o número de novos projetos de construção significa que somos capazes de restringir significativamente a pegada de carbono e dar o centro do palco à riqueza da arquitetura francesa, transformando os marcos mais impressionantes de Paris em arenas esportivas”, afirma o Comitê Olímpico.

Fonte: Engenharia Compartilhada