A transformação da indústria automotiva nos próximos 20 anos

A transformação da indústria automotiva nos próximos 20 anos

O ritmo de mudança na indústria está se acelerando como nunca, com influências políticas, econômicas, sociais e técnicas que provavelmente terão impacto nos ciclos de vida dos projetos e nas decisões de investimento.

A exigência global de redução de CO2 e de emissões para melhoria da qualidade do ar urbano são apenas dois dos desafios que a indústria automotiva enfrenta na atualidade. Uma mudança social emergente nas exigências de mobilidade e o interesse na mobilidade como serviço tem resultado na redução da propriedade direta de veículos e em mutações no uso dos veículos, influenciando os conceitos futuros de automóveis.

Fatores econômicos como o aumento do custo da propriedade, ligado à nova tecnologia necessária para reduzir as emissões, também são suscetíveis de provocar mudanças nos modelos de transporte e aumentar o tempo de atividade dos veículos.

Além disso, fatores tecnológicos estão influenciando o setor, incluindo o aumento da conectividade por meio da Internet das Coisas. Uma variedade de sistemas de propulsão, incertezas em torno da infraestrutura e necessidade de segurança no fornecimento de energia, assim como o uso contínuo de modelos de fabricação just in time, ajudarão a moldar o desenvolvimento futuro desses produtos.

Vários capacitadores-chave terão impacto nos projetos e no desenvolvimento futuro de veículos de passageiros, incluindo a adesão à legislação de CO2 e os requisitos para eliminar as emissões.

Esses fatores, juntamente com a atualização da legislação europeia e o movimento em direção à introdução de zonas de baixa emissão e, eventualmente, zonas de emissão zero em cidades do mundo todo, também terão impacto profundo na indústria. A segurança dos veículos também continua a ser de vital importância, e as montadoras estão sendo induzidas a tentar zerar os acidentes fatais.

Fonte: Ricardo PLC