Resina: Como a quantidade utilizada afeta o resultado do seu projeto?

Resina: Como a quantidade utilizada afeta o resultado do seu projeto?

Como a quantidade de resina utilizada afeta o resultado do seu projeto de fibra de vidro? A quantidade de resina utilizada nos projetos de fibra de vidro é o fator determinante para um bom resultado e desempenho da peça produzida. Uma proporção muito utilizada no mercado, considerada como “conceito”, já testada e presente em várias literaturas é de 70% fibra e 30% resina. Com esta proporção obtemos o melhor desempenho mecânico (resistência a tração, flexão e compressão). Para se produzir um bom laminado de fibra devemos levar em consideração as necessidades de resistência mecânica, química e o acabamento.

É comum no nosso mercado o uso da espessura da peça como referência de resistência, este é um erro bastante comum que é induzido por se comparar o laminado de fibra com uma peça em aço, sendo que os comportamentos são distintos. Os cálculos de resistência nos compósitos levam em consideração cada capa de laminado e a interação entre elas, além de considerar os módulos de resistência das resinas e das fibras, buscando que sejam o mais próximos possível. Em contrapartida, algumas peças precisam ser mais ricas em resina, perdendo um pouco nos módulos de resistência e ganhando em aparecia e resistência química, ou seja, é preciso conhecer exatamente as necessidades da sua peça para determinar a proporção entre resina e fibra de maneira a atingir a excelência em qualidade.Alguns projetos como a infusão em trabalhos de padrão aeroespacial a proporção 70/30 garante a resistência mecânica (segurança, tração e força necessárias), em outras aplicações as proporções podem ser diferentes (60/40, 50/50, 40/60, 30/70). Os processos utilizados também influenciam nesse resultado, sendo que com o VPI™ podemos operar em qualquer proporção de resina e fibra que seu produto necessita. Utilizando o VPI™ com os contramoldes de silicone podemos controlar o processo, aplicando a quantidade exata de resina e podendo gerar peças com rebarba ZERO.

Economizando resina e trazendo mais qualidade para a sua peça, garantindo a proporção exata que seu projeto precisa. Quer saber mais sobre os resultados alcançados com a Tecnologia de Contramoldes de Silicone no mercado nacional de matérias compósitos?
Mais: https://www.youtube.com/watch?v=ZK4ts678cOY&t=932s

Fonte: Alan Harper