Acciona Energía torna-se principal acionista de startup eólica flutuante
A Acciona Energía adquiriu 24% do capital da empresa francesa Eolink, especializada no desenvolvimento de fundações flutuantes para energia eólica offshore, tornando-se assim a acionista principal.
A operação, ainda sujeita a condições, segue uma rodada de financiamento iniciada pela startup para impulsionar sua tecnologia eólica offshore flutuante e antecipar a maturação de sua primeira unidade de 5 MW como tecnologia comercial.
A Eolink foi criada em novembro de 2015 com o objetivo de desenvolver um conceito inovador de turbinas eólicas flutuantes onde quatro braços substituem o clássico mastro único que suporta a turbina.
Isso permite uma estrutura mais leve e uma melhor distribuição da carga, reduzindo as operações de instalação e manutenção.
Além disso, o sistema de ancoragem do aerogerador permite que ele mude sua posição naturalmente orientada de acordo com a direção do vento, otimizando custos e maximizando seu desempenho.
A primeira unidade pré-comercial deverá ser instalada no local de testes SEM-REV, na costa de Le Croisic (França), em 2023.
Com uma altura de 150 metros e uma capacidade de 5 MW, o aerogerador flutuante da Eolink fornecerá eletricidade suficiente para abastecer 3.500 casas.
“A tecnologia eólica offshore é crucial para a transição energética, e espera-se um crescimento exponencial nos próximos anos”, comenta a empresa.
Fonte: Acciona