Fabricante de turbinas eólicas Vestas é eleita empresa mais sustentável do mundo

Fabricante de turbinas eólicas Vestas é eleita empresa mais sustentável do mundo

A fabricante dinamarquesa de turbinas eólicas Vestas foi eleita a empresa mais sustentável do mundo, segundo o ranking da Corporate Knights – plataforma canadense que avalia as corporações com base em uma série de critérios de sustentabilidade. O ranking avaliou 6.914 companhias, cada uma com mais de US$ 1 bilhão em receita.
Com operações no Brasil desde 2000, a Vestas criou metas de sustentabilidade tanto para si quanto para os fornecedores. Segundo a empresa, um dos objetivos é se tornar zero carbono em 2030, sem recorrer ao uso de créditos. Para isso, pretende até 2025 reduzir em 55% a emissão de CO² nas operações. Os fornecedores teriam que reduzir a emissão de carbono em 45% por megawatt de produto, segundo o plano da companhia, para chegar à emissão zero até 2030 também.

“Essa meta vale também para os fornecedores do Brasil, mas é óbvio que em alguns países o processo está mais acelerado do que em outros”, observa Eduardo Ricotta, presidente da Vestas LATAM. Na Alemanha, por exemplo, a companhia consegue operar 100% da frota com carros elétricos, enquanto em outros locais ainda é necessário utilizar carros híbridos.

Outra ambição da Vestas é produzir 100% de turbinas recicláveis em 2040. A companhia investe em startups com potencial de atender a essa demanda, já que turbinas eólicas demandam processos robustos para se tornarem recicláveis.

“É muito difícil encontrar no mrcado empresas que estão olhando especificamente para a reciclagem de turbinas. Então o que fizemos, por meio da nossa área de corporate venture, foi investir em startups que vão nos ajudar a alcançar esse objetivo”, explica Ricotta.

Fonte: Época Negócios