Einride começa a operar caminhões autônomos nos EUA

Einride começa a operar caminhões autônomos nos EUA

A startup sueca Einride iniciou oficialmente suas operações nos EUA esta semana. A empresa fabrica veículos de carga autônomos para uso em diversos contextos.

O veículo em operação é o Pod, anunciado como “o primeiro totalmente elétrico e totalmente autônomo a operar numa estrada no mundo”. O Pod anda sem motorista, pois tem direção autônoma nível 4, e é monitorado remotamente. A versão com baú consegue carregar até 16 toneladas de carga útil. Sua autonomia é entre 130 e 180 km.

A versão sem baú, chamada de Flatbed Pod, é mais modular e permite transportar cargas maiores, como contêineres. Ambas estarão disponíveis nos EUA. A Einride terá um centro de operações para monitorar (e dirigir remotamente, se preciso) a circulação de seus caminhões pelo país. “A Einride planeja criar pelo menos dois mil empregos nos primeiros cincos anos de operação, alguns dos quais serão motoristas remotos para os Pods”, disse a empresa no comunicado à imprensa.

Além do caminhão, a Einride também anunciou o Saga, um sistema que auxilia empresas de logística a transicionar para frotas elétricas. O software permite monitorar cargas e veículos, visualizar dados e obter insights.

A Einride surgiu em 2016 e começou a testar o Pod nas estradas suecas em 2019. Desde então, a empresa cresceu e se tornou uma gigante do setor de logística na Europa, tendo na carteira clientes como Coca-Cola e Lidl. Nos EUA, a startup já conta com clientes como GE Appliances e Oatly, além da Bridgestone, com quem já tinha um contrato para fornecimento de pneus.

Fonte: Automotive Business