CPA e Purcom lançam resina de poliuretano vegetal para compósitos na Feiplar

CPA e Purcom lançam resina de poliuretano vegetal para compósitos na Feiplar

Ambientalmente amigável, PUGreen® é leve, resistente e garante ótimo acabamento
Uma resina de poliuretano vegetal cujas características atendem às principais demandas do setor de compósitos – um tipo de plástico de alta performance –, a exemplo de leveza, resistência, qualidade do acabamento e sustentabilidade. Esse é o cartão de visitas do PUGreen®, produto que será apresentado ao mercado pela CPA e Purcom durante a Feiplar Composites – de 06 a 08/11, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A formulação do PUGreen®, detalha Paulo Macaúbas, responsável pela área de desenvolvimento de novos negócios e produtos da CPA, baseia-se numa blenda de diversos óleos vegetais. “É uma resina derivada de fontes renováveis, com conteúdo de 90% a 100% de sólidos e emissão zero de voláteis, o que a transforma num produto singular no Brasil quando o assunto é poliuretano vegetal. Assim, além de ser ambientalmente amigável e não poluir a atmosfera, o PUGreen® é inodoro, o que melhora a condição de trabalho do aplicador”, explica.

Em paralelo ao apelo ecológico, o PUGreen® oferece outros benefícios quando comparado às resinas usadas para moldar compósitos. Entre eles, o maior alongamento típico do poliuretano e os superiores índices de resistência à abrasão, somados ao bom balanço de propriedades de tração e impacto. Destaque também para o baixo pico exotérmico, que resulta em contração praticamente nula e, portanto, melhor acabamento superficial. “Outro diferencial é a diminuição de peso, que fica entre 6% e 12%, a depender do tipo de peça. Essa característica atende à crescente tendência da indústria de compósitos pela busca por leveza”.

 

União de competências

Na ativa desde 2006 e especializada na fabricação de resinas vegetais para revestimentos de pisos industriais, a CPA vem investindo ao longo dos últimos anos no desenvolvimento de produtos – além de resinas, adesivos estruturais e selantes – para o mercado de compósitos. Esse movimento resultou na criação do PUGreen® e na aliança com a Purcom, maior casa de sistemas independente da América Latina e que há mais de quinze anos abastece os moldadores de compósitos.

“Desenvolvemos poliois de fontes renováveis desde a nossa fundação, mas basicamente para a produção de espumas, e não de resinas. Agora, por meio da parceria com a CPA, incluímos em nosso portfólio resinas de PU vegetais para os mais diversos processos de transformação de compósitos. Em linhas gerais, o PUGreen® é um produto com tecnologia CPA e expertise Purcom”, observa Giuseppe Santachè, diretor comercial da empresa.

A Purcom será responsável pela fabricação da novidade, em conjunto com a CPA – a comercialização, por sua vez, ficará por conta exclusiva da casa de sistemas. No seu estande na Feiplar, assim como no da CPA, os visitantes poderão conferir amostras do QuickFloor, primeiro produto moldado com PUGreen®.

Desenvolvido pela G12 Innovation e produzido pela Compósitos AJB, o QuickFloor é um revestimento de piso modular e industrializado, ideal para as áreas molhadas das edificações, como banheiro, cozinha e lavanderia. Trata-se de uma solução prática, limpa e sustentável, que contribui com a impermeabilização da área, pois as placas fabricadas com PUGreen® são impermeáveis e moldadas em uma única peça. “Nosso próximo passo será atender o mercado de transporte, com foco em ônibus e caminhões, além de um projeto na indústria naval”, avisa Santachè.

Para mais informações, acesse www.purcom.com.br.

 

Serviço
Feiplar
Quando: 06-08/11

Onde: Expo Center Norte, São Paulo (SP)

CPA: estande E26

Purcom: estande A6

 

FONTE: SLEA COMUNICAÇÃO