Gatron fecha contrato com a Alstom
Fabricante de peças de compósitos, um tipo de plástico que combina polímeros e fibras de vidro, a Gatron fechou mais um contrato para fornecer os assentos de 22 trens fabricados pela Alstom. As composições farão parte da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo (SP).
Ao todo, serão produzidos 11.880 assentos pelo processo de laminação manual. “Essa tecnologia foi escolhida para atender às normas de retardância à chama e supressão de fumaça específicas de aplicações metroferroviárias”, afirma Camila Scarmin, diretora comercial e de marketing da Gatron. Por conter elevada quantidade de aditivos, a exemplo de alumina trihidratada, a resina para esse tipo de aplicação é muito viscosa, o que impossibilita a injeção no molde com o auxílio de vácuo.
Outro projeto entre Gatron e Alstom que caminha em paralelo é a produção de 70 máscaras de 35 trens que serão exportados para Taiwan – Linha Wanda Zhonghe Shulin, que ligará a cidade de Taipei à Nova Taipei. Agendado para ser concluído em 2026, o fornecimento é baseado igualmente na laminação manual de compósitos.
O relacionamento entre Gatron e Alstom teve início em meados de 2022, quando a fabricante de compósitos foi escolhida para produzir mais de 7.500 peças dos trens que a montadora francesa forneceu para a ViaMobilidade – circulam nas Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos de São Paulo.
Além de 72 máscaras e um número igual de cabines e driver desks, a Gatron transformou cerca de 4 mil painéis de compósitos.
“O destaque ficou por conta do tempo recorde em que fabricamos as máscaras. Do zero até as primeiras peças entregues ao cliente foram necessários somente 120 dias”, lembra Camila. Isso só foi possível graças à expertise das áreas de moldes, engenharia, processos e laboratório da Gatron. “No mercado, um fornecimento desse tipo levaria algo próximo a seis meses”, ela estima.
Fonte: SLEA Comunicação