Joby entrega primeiro eVTOL à Força Aérea antes do prazo

Joby entrega primeiro eVTOL à Força Aérea antes do prazo

A fabricante americana de eVTOL, os chamados carros voadores, Joby Aviation, antecipou a entrega do seu primeiro veículo à Força Aérea dos EUA. Segundo a empresa, o equipamento faz parte do contrato de US$ 131 milhões assinado com o governo norte-americano.

O veículo será destinado à Base Aérea de Edwards, na Califórnia, e o seu desenvolvimento é uma parceria com a NASA e com o Departamento de Defesa dos EUA, informou a companhia. O contrato prevê a entrega de nove aeronaves, sendo dois táxis aéreos para a base californiana. A expectativa era de que o primeiro equipamento fosse enviado só no início do próximo ano à corporação militar.

Segundo o presidente da companhia, JoeBen Bevirt, o apoio de longa data da agência espacial tem sido fundamental para o rápido desenvolvimento da aviação elétrica e das aeronaves eVTOL – veículos autônomos de decolagem e pouso vertical.

“Isso demonstra como parcerias público-privadas bem-sucedidas podem dar vida às novas tecnologias rapidamente. Estamos orgulhosos de nos juntarmos às fileiras de aeronaves revolucionárias que demonstraram pela primeira vez suas capacidades na Base Aérea de Edwards, incluindo o primeiro caça a jato americano, a primeira aeronave supersônica e muitas outras que ampliaram os limites da tecnologia da aviação”, disse Bevirt, em comunicado.

Segundo a companhia, os pilotos participarão dos voos de demonstração na Califórnia, que incluirão passeios com transporte de carga e passageiros. A Joby também informou que a NASA usará a aeronave para pesquisas relativas ao espaço aéreo nacional “como parte de uma parceria com a Força Aérea dos EUA”.

Fonte: Automotive Business