Japão dará US$854 mi à Toyota para produção de baterias para veículos elétricos

Japão dará US$854 mi à Toyota para produção de baterias para veículos elétricos

O Japão dará para a Toyota cerca de 120 bilhões de ienes (854 milhões de dólares) como apoio ao plano da montadora de investir na produção doméstica de baterias de íon de lítio usadas em veículos elétricos (EV), informou o jornal Nikkei.

A empresa apresentou esta semana um plano abrangente para novas tecnologias e um redesenho radical das fábricas, enviando o sinal mais claro de sua intenção de capturar uma fatia maior do mercado de baterias elétricas, onde foi superada em vendas por rivais como a Tesla.

A ajuda do governo também chega à medida que o Japão e outros aliados dos Estados Unidos buscam cada vez mais proteger as cadeias de suprimentos longe da China, que é um importante player em baterias de veículos elétricos.
O Ministério do Comércio do Japão designou baterias de armazenamento, incluindo baterias de automóveis, como cruciais para a segurança econômica e destinou 330 bilhões de ienes em seu segundo orçamento suplementar para apoiar seu fornecimento e desenvolvimento, disse o Nikkei.

O governo pretende arcar com um terço das despesas de capital e metade do desenvolvimento tecnológico. No caso da Toyota, o valor total do projeto a ser subsidiado chega a 330 bilhões de ienes, disse o jornal.

Fonte: Terra