Grupo OCQ compra Elekeiroz e dobra de tamanho

Grupo OCQ compra Elekeiroz e dobra de tamanho

O Grupo OCQ, um dos maiores players do setor químico da América Latina, com 19 investidas, e vendas de 235 mil toneladas de resinas em 2022, informa a aquisição da petroquímica Elekeiroz, controlada pela gestora de fundos de private equity H.I.G Capital. A operação faz parte do plano de crescimento do Grupo OCQ, que praticamente triplica de tamanho em produção, totalizando mais de 615 mil toneladas anuais de produtos e dobra, em receita líquida, saltando para R$ 4.6 bilhões. Como existe capacidade de expansão nos dois lados, e o objetivo é atingir o consumo máximo das plantas, este resultado poderá ainda ser acrescido em 120 mil toneladas.


“Estamos fazendo uma transação que transforma o Grupo em termos de tamanho, governança, relevância e reconhecimento. A Elekeiroz nos complementa em diversos campos. Somos grandes consumidores de plastificantes, anidrido ftálico e maleico, entre outros produtos produzidos pela empresa, e poderemos pensar em verticalização nestas três linhas de negócios”, adianta Francisco Fortunato, sócio fundador do Grupo OCQ, ressaltando que, juntas, as empresas investiram R$ 70 milhões em 2022. “Vamos dobrar de tamanho em faturamento e entrar para a lista dos maiores grupos da indústria química nacional. Juntos, poderemos desenvolver sinergias de distribuição e de P&D, explorando novas matérias-primas e o parque industrial para criarmos produtos”, comemora o executivo.


A produção e distribuição de matérias primas do Grupo OCQ são destinadas aos mais importantes setores da economia do país como construção civil, tintas e vernizes, têxtil, automotivo, adesivos, embalagem, papel, entre outros. O Grupo é líder nacional na fabricação de resinas acrílicas, alquídicas e PVAcs, além de um dos maiores produtores nacionais de resinas poliéster insaturadas e , em conjunto com a Elekeiroz, passará a deter uma liderança ainda mais relevante deste mercado.


O H.I.G Capital adquiriu a Elekeiroz da Itaúsa em 2018 e trabalhou na sua otimização, que foi embalada pela melhora do mercado de commodities e da cadeia petroquímica pré-pandemia. A Elekeiroz é a única empresa da América do Sul a fabricar, de forma integrada, intermediários químicos, plastificantes e resinas termofixas e está prestes a lançar seu novo plastificante DOTP, a ser produzido na fábrica de Camaçari (BA). O produto é uma alternativa aos ftalatos, assim como os plastificantes vegetais a base de óleo de soja, uma matéria-prima vegetal e renovável, produzidos pela Elekeiroz desde 2020 em Várzea Paulista (SP).


O Grupo OCQ está presente em oito países (Brasil, Argentina, Chile, EUA, Rússia, Itália, Inglaterra e China) e nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Alagoas e Ceará. Com atuação variada quanto à participação acionária em suas investidas, o Grupo OCQ tem controle total ou majoritário nas seguintes empresas: Oswaldo Cruz Química, Chembro Química, Vetta Química, Fortbanco, A&S Tecnologies, Noren Plast, BR Resinas e PU Polymers. Nas demais companhias, o Grupo posiciona-se como co-controlador ou investidor minoritário operando com outros sócios e grupos econômicos.


“As empresas vão manter linhas de atuação independentes, mantendo um relacionamento como antes de cliente e fornecedor. A Elekeiroz é um provedor importante de intermediários químicos especiais para diversos setores. Queremos tranquilizar os clientes, garantindo que o abastecimento será mantido, sem qualquer hipótese de monopolização para o consumo do Grupo OCQ.”, ressalta Fortunato.


Nos últimos quatro anos, o Grupo OCQ vem investindo em profissionalização e modernização, o que proporcionará uma relação de mais equilíbrio com a Elekeiroz. “A empresa agregará ao Grupo OCQ o aprendizado em governança, pelos seus 128 anos, além da sua experiência, inclusive, de seu período como uma companhia de capital aberto. Ao mesmo tempo, deverá se beneficiar da nossa cultura ágil e de nosso processo de transformação digital”, explica o executivo.

Uma nova possibilidade aberta pelo negócio é a entrada do Grupo OCQ no estratégico mercado do agronegócio por meio da produção de ácido sulfúrico da Elekeiroz, destinado à produção de fertilizantes. “Como 80% dos fertilizantes brasileiros são importados, esse movimento abre uma porta importante para o Grupo OCQ”, reitera Francisco Fortunato, destacando que a Elekeiroz é dona de 16% desse mercado.

O processo da aquisição (signing) foi realizado em agosto de 2022 e, nos últimos meses, as empresas cumpriram o ritual de busca de aprovação junto ao CADE, antes de firmarem o closing em 23 de março deste ano. A compra será realizada por meio da emissão de uma debênture, a primeira emissão do Grupo OCQ no mercado de capitais, que representa um passo estratégico por abrir um mercado de crédito ainda não explorado, além de iniciar um relacionamento com potenciais parceiros financeiros. A operação foi coordenada pelo UBS BB, Bradesco BBI e Safra. O Grupo OCQ e foi assessorado pela Astoria e o H.I.G Capital pelo BTG Pactual e Lincoln International.

Fonte: OCQ