Vestas revela solução inédita para reciclagem de pás de turbinas eólicas

Vestas revela solução inédita para reciclagem de pás de turbinas eólicas

A Vestas, empresa com o foco em Energia Renovável e líder mundial em projeto, fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas eólicas, em parceria com a Olin e Stena Recycling, desenvolveu uma solução inovadora que garante a reciclagem das pás de turbinas eólicas, à base de epóxi.

A tecnologia leva o mercado global a alcançar um patamar mais sustentável em relação ao descarte desses materiais.
A Vestas apresenta uma nova solução que torna as pás de turbina à base de epóxi como circulares, sem a necessidade de alterar o projeto ou a composição do material das pás.

Combinando uma tecnologia química recentemente descoberta, desenvolvida dentro da iniciativa CETEC, e parcerias com Olin e Stena Recycling, a solução pode ser aplicada às pás atualmente em operação. Isto irá eliminar a necessidade de redesenho das mesmas, ou disposição em aterros sanitários à base de epóxi quando tiverem seu uso descontinuado.

“Até agora, a indústria eólica tem acreditado que o material das pás das turbinas exige uma nova abordagem de projeto e fabricação para ser reciclável, ou além disso, circular, ao fim da vida útil. Seguindo em frente, podemos agora ver as velhas pás à base de epóxi como uma fonte de matéria-prima. Uma vez implementada esta nova tecnologia em escala, o material existente de pás em aterros sanitários, bem como o material de pás em parques eólicos ativos, pode ser desmontado e reutilizado. Isto sinaliza uma nova era para a indústria eólica e acelera nossa jornada rumo à circularidade”, afirma Lisa Ekstrand, Vice-presidente e Chefe de Sustentabilidade da Vestas.

As pás de turbina têm sido um desafio para a reciclagem devido às propriedades químicas da resina epóxi, uma substância resiliente que se acreditava ser impossível de quebrar em componentes reutilizáveis. Isto levou muitos líderes tecnológicos a tentarem substituir ou modificar a resina epóxi por alternativas que poderiam ser mais facilmente tratadas.

Fonte: Portal Energia