Setor de construção precisa integrar a cadeia produtiva para avançar

Setor de construção precisa integrar a cadeia produtiva para avançar

O setor da Engenharia e Construção desempenha um papel vital na vida das pessoas, na formação do amanhã e no fortalecimento da economia, mas não sem desafios. Os projetos de construção tornaram-se maiores e mais arriscados – em um ambiente mais complexo, regulado e ecologicamente apropriado.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), em parceria com o Fundo Monetário Internacional (FMI), estudou a relação do investimento em infraestrutura e projetos de capital com o a geração de empregos diretos durante a fase de construção e operação do ativo. Em resumo: a cada 100 bilhões de reais investidos é gerado aproximadamente 600 mil empregos diretos na construção e outros 500 mil nos setores investidores – isso sem contar com os empregos indiretos.

O setor de construção forma uma cadeia vigorosa, que se relaciona com uma série de outros segmentos. Esse ecossistema é robusto e relevante para a economia e a geração de riqueza e empregos no Brasil. No entanto, as empresas enfrentam uma série de desafios, entre eles o alto custo de capital, a regulamentação e a complexidade técnica. Uma dificuldade, em especial, está no foco das principais organizações do ramo: a fragmentação do ecossistema.

Fonte: Deloitte