Fibras vão substituir plástico em veículos da Volkswagen do Brasil
A Unesp e a Volkswagen do Brasil firmaram, em agosto, um acordo para o desenvolvimento de pesquisas e experimentos para a inclusão de fibras naturais na confecção das peças que formam o acabamento interno dos veículos produzidos pela montadora.
A ideia é que algumas partes dos carros que hoje são fabricadas com plásticos, como o painel, forros ou acabamento interno das portas, passem a incluir fibras naturais em sua composição.
O objetivo é reduzir a pegada de carbono no processo produtivo da montadora, reduzir o peso do veículo e permitir a reciclagem integral dessas peças.
O contrato prevê a remuneração de 430 mil reais por 18 meses de pesquisas e a transferência tecnológica para a montadora ou seus fornecedores, que poderão incluir a metodologia de fabricação do novo material na linha de produção dos veículos.
Representantes da Volks afirmam que a adoção da tecnologia reduz a emissão de carbono no processo produtivo da fabricante automotiva, uma ação que está em linha com os objetivos da empresa de zerar as emissões de CO2 até 2050.
Fonte: Ferramental