Soluções em tancagem darão o tom da participação da Tecniplas na Fenasan

Soluções em tancagem darão o tom da participação da Tecniplas na Fenasan

A Tecniplas, líder brasileira em tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro), participa mais uma vez da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) – 13-15/09, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Responsável pela fabricação do maior tanque de PRFV do Brasil – com 15 m de diâmetro, armazena 3,5 milhões de litros –, a Tecniplas pretende divulgar na Fenasan não só os seus megatanques, mas também os reservatórios que produz de acordo com as padronizações das concessionárias de água e esgoto.

“Por exemplo, uma das exigências mais comuns é a inclusão de pontos de descanso, estruturas compostas por plataformas intermediárias e escadas”, explica Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas.

Outra demanda das concessionárias públicas de saneamento é a adição de pastas não reagentes nas primeiras camadas da estrutura dos tanques, inibindo completamente a translucidez do equipamento. Assim, o líquido envasado não sofre qualquer influência da luz solar, o que impossibilita a proliferação de algas.

A empresa também mostrará na Fenasan a importância de contemplar, nos projetos dos seus tanques, a influência das cargas de vento. Com o recente aumento da velocidade das rajadas por conta das mudanças climáticas, tem crescido no Brasil o número de ocorrências.

“Projetamos os reservatórios sujeitos a cargas de ventos com a adição de anéis de reforço, que os protegem contra as pressões externas e evitam amassamentos que podem danificar a estrutura”, detalha Rossi.

Os tanques da Tecniplas para aplicações em saneamento podem ter até 15 m de diâmetro e armazenar 4,5 milhões de litros. Frente aos tradicionais reservatórios de concreto, garantem diversas vantagens, como maior estanqueidade e vida útil superior. “Concessionárias como Sabesp, em São Paulo, Corsan, no Rio Grande do Sul, e Casan, em Santa Catarina, já operam com os nossos tanques”, completa.

Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

Serviço
Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
Quando: 13-15/09
Onde: Expo Center Norte
Tecniplas: Estande J07

Fonte: SLEA