Demanda por energia limpa traz oportunidade para investimentos no Brasil

Demanda por energia limpa traz oportunidade para investimentos no Brasil

Após participar da feira ACHEMA 2022, em Frankfurt, na Alemanha, industriais brasileiros comprovam que novas fontes de energia limpa – Hidrogênio verde, biomassa, biogás, CO2 negativo – atrairão investimentos internacionais ao país e abrirão novos mercados.

“O Brasil tem grande potencial de atração de fontes energéticas verdes, tema que mobiliza a Europa atualmente. Para que isso aconteça e movimente a economia, é preciso investir em infraestrutura e adaptar as novas tecnologias e inovações para as necessidades da nossa realidade”, acredita o CEO da GEMÜ do Brasil, Andreas Göhringer. A feira aconteceu de 22 a 26 de agosto e apresentou inovações mundiais para energia, economia circular e sustentabilidade.

Um dos pontos cruciais para encarar o quebra-cabeça da nova situação geopolítica mundial é a aposta na colaboração tecnológica em linha com as inovações trazidas por startups em parceria com universidades renomadas.

“A indústria brasileira é vista como um player importante, com boa capacidade tecnológica instalada e pronta para produzir ainda mais. Além disso, contamos com um mercado pujante e, também, temos criatividade e flexibilidade, o que nos diferencia e nos dá a velocidade necessária para enfrentar as mudanças”, afirma Göhringer.

Um exemplo disso é o Novo Marco do Saneamento brasileiro, que prevê melhorias consideráveis no oferecimento de água tratada para a população. “Hoje ainda perdemos de 30 a 40% da água tratada devido aos vazamentos provocados por diversos motivos, mas o principal é a qualidade dos equipamentos utilizados. No entanto, já temos no Brasil soluções capazes de solucionar esse problema com qualidade e manutenção fácil”, revela.

Fonte: Gemü