Alstom inicia produção de trens para as linhas 8 e 9 do metrô de SP

Alstom inicia produção de trens para as linhas 8 e 9 do metrô de SP

A Alstom iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP).

As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. Ao todo, 36 trens de oito carros cada serão produzidos na unidade industrial da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo.

Os carros fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

Com design moderno, as novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia elétrica, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, o que proporciona mais conforto aos passageiros.

Fabricados em aço inoxidável, um dos principais ganhos é a durabilidade: as caixas duram mais de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono.

A nova frota operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC), responsável por garantir que a condução do trem se faça dentro dos limites de velocidade seguros estabelecidos pelos equipamentos de sinalização instalados ao longo da via.

Os trens também contarão com tecnologias modernas, como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, além de detectores e extintores de incêndio e extintores.

Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros. “É de extrema importância e satisfação para a Alstom poder continuar impactando positivamente a vida das pessoas”, diz Pierre Bercaire, diretor geral da Alstom Brasil.

Fonte: Alstom