Verde é a cor da moda

Verde é a cor da moda

A JEC World 2022 está sendo o palco da apresentação mundial do PuGreen, resina de poliuretano de fonte renovável desenvolvida pela brasileira Purcom.

Maior casa de sistemas de poliuretano (PU) independente da América Latina, a empresa conseguiu com essa novidade responder aos anseios de muitos transformadores de compósitos: ter acesso a uma resina de PU apta a ser processada em equipamentos de baixa pressão.

“Qualquer um que tiver uma máquina para silicone consegue utilizar o PuGreen”, salienta Giuseppe Santanchè, diretor de novos negócios da Purcom.

Além do alto conteúdo de matérias-primas renováveis – 30% nesta primeira geração, volume que pode ultrapassar 60% quando a já aprovada segunda geração entrar em linha –, o PuGreen chama a atenção pela qualidade do acabamento superficial.

“Diferente das resinas poliéster e éster-vinílicas convencionais, o poliuretano não contrai, daí porque o acabamento é tão superior”, ele compara, destacando outros prós do PuGreen, como os elevados índices de resistência à flexão e ao impacto.

Na JEC World, o Pugreen RTM foi a resina utilizada para fabricação do kit canaleta e tampa em compósitos reforçado com fibras de vidro e espuma rígida de poliuretano. A utilização dos produtos da Purcom (resina Pugreen e espuma PU) permitiu produzir uma peça com peso de 18 kg, contra 477 kg do produto atual (concreto).

Fabricado pelo processo de RTM Integrado, o produto foi desenvolvido pela Loop Sistemas e seus parceiros estratégicos: as brasileiras Purcom, G12 Innovation e Watergel, além da francesa Composites Integrity.