Indústria de equipamentos registra recorde de vendas em 2021

Indústria de equipamentos registra recorde de vendas em 2021

As vendas globais de equipamentos para construção aumentaram 10% em 2021, atingindo um nível recorde de 1,1 milhão de unidades ao redor do mundo, de acordo com dados da consultoria Off-Highway Research, recentemente atualizado.

Para este ano, o setor espera uma queda na demanda de cerca de 5%, o que ainda daria a 2022 o segundo maior volume de vendas já registrado pelo setor de máquinas pesadas.

“A combinação de taxas de juros baixas, gastos com infraestrutura e preços altos de commodities foi uma combinação sólida para o mercado de equipamentos de construção no ano passado”, diz Chris Sleight, diretor administrativo da Off-Highway Research.

“A construção residencial está em alta, mas também há uma forte demanda por equipamentos em minas e o pipeline de obras de infraestrutura parece sólido”, observa.

Com exceção da China, todos os principais mercados do mundo cresceram no ano passado. Níveis mais robustos foram observados na América do Norte (até 25%) e na Europa Ocidental (até 22%), enquanto os mercados emergentes, excluindo Índia e China, cresceram 24%.

“As vendas de equipamentos na China mudaram para um ritmo diferente do resto do mundo desde o início da pandemia”, ressalta Sleight.

Ele ressalta que a China adotou medidas de estímulo logo no início da pandemia, em março de 2020. Como resultado, o país asiático registrou um crescimento de 30% nas vendas de equipamentos naquele ano, levando o mercado a volumes que não eram vistos há uma década.

“Entretanto, esse impulso foi logo exaurido e as vendas de equipamentos começaram a cair no segundo trimestre de 2021”, aponta Sleight.

Fonte: Diesel Progress