AGCO passa a usar caminhões elétricos e a gás

AGCO passa a usar caminhões elétricos e a gás

A AGCO, fabricante e distribuidora agrícola, contará com veículos movidos a bateria e a Gás Natural Veicular (GNV) em sua frota no Brasil. Detentora das marcas Massey Ferguson, Valtra e Fendt, a empresa tem como objetivo diminuir suas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, como parte de sua agenda ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa ). Com os novos veículos, a frota da empresa pode reduzir as emissões em 480 toneladas de CO2 por ano.

Os 16 caminhões, oito elétricos e oito a gás, são 20% do total da frota de logística dedicada às operações internas da companhia. Os veículos serão utilizados para entrega de peças de fornecedores nas fábricas de Mogi das Cruzes (SP), Canoas (RS), Santa Rosa (RS) e Ibirubá (RS), além do Centro de Distribuição de Peças em Jundiaí (SP).

A médio prazo, a AGCO tem como meta expandir para que 30% a 40% de sua frota operacional seja feita por caminhões elétricos ou a gás GNV.

A iniciativa é uma parceria da AGCO com um dos seus prestadores de serviços de transportes Coopercarga, que aposta na aquisição e substituição dos veículos movidos a diesel por elétricos e a gás GNV. A entrega dos primeiros veículos será em março e continuará até novembro.

Ainda de olho na agenda ESG, a AGCO e a Coopercarga vão priorizar mulheres caminhoneiras na direção dos novos veículos, como forma de apoiar a presença feminina no mercado de trabalho. Elas vão dirigir o modelo elétrico JAC iEV1200T+, da JAC Motors, e o modelo movido a GNV, o Scania R410 6×2, da Scania, para apoiar a presença feminina no mercado de trabalho.

Fonte: Automotive Business