Uma história de fibra (e resina)

Uma história de fibra (e resina)

Este ano será bastante especial para a Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (ALMACO). Dentro de alguns dias, mais especificamente em 08/03/2022, completaremos quatro décadas de atividades ininterruptas.

Como vocês sabem, nem sempre o caminho até aqui foi dos mais tranquilos. Em um país cuja taxa de mortalidade das empresas é bastante alta – menos de 40% dos CNPJs resistem aos primeiros cinco anos –, uma associação, que é basicamente um agrupamento de várias empresas, também enfrenta poucas e boas.

Mas conseguimos superar todos esses obstáculos e cá estamos, cheios de energia para comemorar não só o nosso aniversário, mas também para celebrar um ano auspicioso para o setor brasileiro de materiais compósitos.

Sim, ainda persistem problemas relacionados ao preço e à oferta de determinadas matérias-primas. No entanto, conseguimos enxergar oportunidades para o nosso material em diversos segmentos de mercado.

Não é à toa que há mais de 70 mil aplicações de compósitos catalogadas em todo o mundo. A combinação entre leveza, resistência, facilidade de moldagem e liberdade de design conquistou – e segue conquistando – corações e mentes em centenas de indústrias.

Por exemplo, com a expansão dos veículos elétricos, as montadoras intensificarão ainda mais a sua procura por materiais leves, e isso se estende aos estojos das próprias baterias. Um mercado extremamente promissor para um material leve e resistente como o nosso.

Construção civil (mármore sintético, telhas e fachadas), infraestrutura (tubos e tanques para saneamento), corrosão (equipamentos especiais), energia (pás eólicas, postes e cruzetas de transmissão) e lazer (piscinas e barcos), entre centenas de outro segmentos também prometem puxar para cima a demanda por compósitos até dezembro.

Contem com a gente em mais um ano de muitos desafios e, com certeza, de muitas conquistas. E contamos com vocês para viabilizar as diversas iniciativas que programamos para 2022.

ALMACO 40 anos: uma história de fibra (e resina).

Fonte: ALMACO