Volvo vai investir R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2025
A Volvo anunciou na quarta-feira, 2, o investimento do seu próximo ciclo até 2025. A montadora irá injetar na sua operação local R$ 1,5 bilhão, que será aplicado no desenvolvimento de novos produtos, na rede de concessionários e em novos serviços. Está também no radar da montadora a aposta em eletrificação no período, mas ainda não há detalhes a respeito.
O que há, por ora, são testes em países vizinhos com powertrain elétrico. Em janeiro a montadora iniciou atividades com um chassi 100% elétrico em Santiago, no Chile. Ainda neste primeiro semestre, há programação de testes com o mesmo veículo em Bogotá, Colômbia. Para o Brasil ainda não há estimativas de quando haverá algo semelhante.
Parte deste recurso será aplicada agora em 2022, contou Wilson Lirmann, presidente na América Latina. O executivo explicou que ainda é preciso concluir o desenvolvimento do motor Euro 6 que deverá integrar todos os caminhões produzidos no País após janeiro do ano que vem, por isso a montadora antecipou uma fração do investimento.
2021 foi de recorde
No ano passado a empresa registrou seu maior volume de vendas da história no mercado brasileiro de caminhões, 17, 9 mil unidades. Para este ano há a expectativa de que o mercado acima de 16 toneladas seja 10% maior no comparativo 2021-2022, puxado, segundo o executivo, pelas demandas oriundas das commodities, como o agronegócio, mineração e papel de celulose.
Para a operação em 2022 a empresa destaca como pontos de atenção a inflação, que poderá exercer influência nos preços dos veículos e na contratação de crédito por parte dos clientes. A cadeia de suprimentos também preocupa e é tema considerado de difícil resolução no curto-prazo. De acordo com Lirmann, ainda faltam chips, pneus e componentes metálicos.
A empresa também registrou bom desempenho comercial no mercado externo em 2021. O destaque foi o mercado peruano, para onde a montadora exportou 1,6 mil unidades de caminhões, 62% a mais do que em 2020. No Chile, o crescimento foi de 42% com 1,3 mil entregas. Ao todo, foram 25,8 mil caminhões vendidos na América Latina em 2021, um número 43% superior ao registrado em 2020. O Brasil correspondeu a 85% desse total.
Com relação aos ônibus, a Volvo anotou resultados positivos no exterior. Foram exportados pouco mais de 1 mil chassis de ônibus no ano passado, dentre urbanos e rodoviários. Deste total, 368 veículos foram emplacados no Brasil. Os 712 ônibus restantes foram para toda a região da América Latina e vários países da África. Com isso, em 2021, 66% dos negócios de ônibus foram para fora do Brasil.
Fonte: Automotive Business