Eve, da Embraer, vai entregar 75 carros voadores já em 2026

Eve, da Embraer, vai entregar 75 carros voadores já em 2026

André Stein, presidente-executivo da Eve, subsidiária da Embraer que produz carros elétricos, afirmou em um evento realizado pelo banco Credit Suisse que a startup vai entregar 75 aeronaves em 2026. Essa quantidade vai subir para 481 em 2028 e para 1.117 unidades em 2030.

2026 é quando deve começar a operação comercial das naves da empresa, que ainda dependem de aprovação de leis e regulamentações para poderem voar. Eduardo Couto, vice-presidente financeiro da companhia, afirmou que a Eve espera uma margem bruta de 25% quando essa operação começar. “A gente também espera uma margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 15% a 20%”, afirmou ele, de acordo com o jornal Valor Econômico. Para 2030, a receita potencial esperada é de R$ 4,5 bilhões.

As certificações das aeronaves estão previstas para começar em 2025, em uma ação conjunta da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) com a FAA (Federal Aviation Administration, agência de aviação dos EUA). “A Anac tem uma parceria com a FAA (agência de aviação dos Estados Unidos) que garante que esta certificação de maneira muito tranquila entre o Brasil e EUA, com a FAA validando a certificação da Anac”, disse o presidente da Eve.

Também foi revelado que a Eve deve entrar na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês) no segundo semestre deste ano. Em dezembro do ano passado, a Embraer já havia anunciado a fusão da subsidiária com a americana Zanite Acquisition para possibilitar essa entrada, mas ainda faltava uma data. A fusão fará com que a Eve tenha mais de US$ 500 milhões em caixa para desenvolver seu negócio de carros aéreos. Após a fusão, a Embraer retém 80% de participação na empresa.

A Eve já possui 17 parcerias anunciadas e 1.735 aeronaves encomendadas, sendo uma das principais empresas do cenário internacional de eVTOLs.

Fonte: Automotive Business