Em alto-mar, demanda forte até 2022

Em alto-mar, demanda forte até 2022

A demanda por lanchas e iates, que cresceu no ano passado, continua aquecida nos primeiros meses deste ano. O isolamento social, as restrições a viagens e até os juros baixos são apontados pelos fabricantes como razões para o aumento das vendas de barcos de luxo.
“Compre um barco e ganhe uma ilha”. O slogan, cunhado por um amigo, é usado por Eduardo Colunna para justificar o aquecimento do mercado de lanchas e iates no Brasil. “O barco não deixa de ser uma forma de isolamento”, diz o executivo do ramo e presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).
Duas das maiores empresas do segmento no país – a brasileira Intermarine e a italiana Azimut – não só passaram incólumes pela recessão de 2020 como seguem com a carteira de encomendas abarrotada. Colunna estima que a receita do segmento tenha crescido 20%, em média, no ano passado ante 2019.
Depois da inquietação provocada no primeiro semestre pela chegada da pandemia ao Brasil, os fabricantes de barcos perceberam um aumento da procura pelo produto entre julho e agosto, conta o presidente da Acobar. A partir de setembro, a procura se converteu em negócios.
“Todo o nosso plano de produção deste ano e do próximo está ‘sold out’ [vendido]”, diz Roberta Ramalho, presidente-executiva da Intermarine (ver ao lado).
Dados compilados pela Acobar junto ao Departamento de Portos e Costas (DPC), da Marinha do Brasil, indicam que há 690 mil barcos ativos no país. O número abrange embarcações de todos os portes e finalidades. O total de profissionais habilitados a atuar em atividades de navegação é de 1,013 milhão, incluindo capitães e pilotos de jet ski, entre outros. “Ainda temos 300 mil barcos para vender”, brinca Colunna, referindo-se à diferença entre a quantidade de profissionais e embarcações.
Fabricantes como a Intermarine miram uma fatia muito específica desse público, a que abriga o consumidor de alta renda. Na Azimut, o preço de um iate de 88 pés (cerca de 27 metros) ultrapassa US$ 10 milhões (mais de R$ 55 milhões). Feito de fibra de carbono, material usado na Fórmula 1 e em foguetes, o modelo vem equipado com banheira de hidromassagem e tem garagem na popa (a parte de trás do barco) capaz de acomodar uma pequena embarcação.
“Cinco anos atrás produzíamos embarcações de 42 a 50 pés, mas a demanda sofreu muito com a crise econômica”, diz o italiano Davide Breviglieri, presidente-executivo da Azimut no Brasil. Para reverter a queda nos negócios, a saída foi ampliar o tamanho dos barcos, de forma a atrair outras faixas de consumidores. E, também, fortalecer as exportações, como proteção natural contra as variações da taxa de câmbio. A estratégia produziu resultados, mesmo em meio à crise provocada pela pandemia. O faturamento no período de 12 meses encerrado em 30 de setembro de 2020 cresceu 25%.
Para o mesmo período de 2021/2022, a expectativa de Breviglieri é de um percentual de expansão da receita no patamar de dois dígitos, entre 18% e 20%. “Estamos com 90% do nosso portfólio vendido até fevereiro, março de 2022”, diz o executivo, referindo-se às encomendas que terão de ser atendidas pela fábrica de Itajaí (SC), aberta em 2010.

Fonte: Valor