Polystell comemora 20 anos de atividades

Polystell comemora 20 anos de atividades

A empresa comemora em 2021, duas décadas de atividades. Uma atuação que vem, cada vez mais, consolidando o nome da Polystell junto ao mercado, como fabricante e distribuidora nacional de Aditivos químicos e especialidades, para atendimento aos diversos segmentos das indústrias de transformação, entre elas, tintas e vernizes, plásticos e borrachas, compósitos, adesivos e selantes, têxteis, cosméticos, agroquímicos e outros. Para Wildon Lopes, CEO e Diretor Geral da Polystell, o momento é especial e de compartilhamento:

“Sem dúvida, reiteramos os nossos agradecimentos aos colaboradores, gestores, fornecedores e, em especial, aos clientes e parceiros que nos acompanham ao longo desse tempo, demostrando sua mais que bem-vinda prova de confiança e reconhecimento nos produtos da Polystell Aditivos”.

Entrevista – Wildon Lopes, CEO e diretor geral da Polystell fala sobre a trajetória de 20 anos da empresa

– Quais foram os principais desafios da empresa ao longo desse tempo?

“Nestas duas décadas que se passaram, enfrentamos diversos desafios, tanto no que tange ao crescimento, implementação da qualidade produtiva, instalação de novos reatores e, além da compra de equipamentos para pesquisas e controle nos nossos diversos laboratórios, bem como, com relação aos profissionais contratados, administrando cursos de especializações, graduações e pós-graduações para diversos deles, mas não se esquecendo da nossa missão, cujo foco, é pesquisar e inovar sempre, apresentando soluções e novos produtos para todos os nossos clientes.

Na esteira destes desafios, enfrentamos também as diversas crises econômicas do Brasil e do mundo. Além dos aumentos discrepantes no custo das matérias-primas, fomos obrigados a mudar de endereço por duas vezes para adequação do nosso sistema produtivo, ISO 9000 e melhorias obrigatórias de fornecimento e auditorias de clientes mais exigentes. Mais especificamente no ano de 2020, na fase mais recente, como todas as empresas, também a Polystell, teve que se adaptar a essa singularidade da Pandemia do COVID 19, trabalhando com bastante rigor, para poder cumprir todos os compromissos, sempre mantendo a qualidade técnica dos aditivos e especialidades produzidas em nossa unidade fabril.”

– Bem, vamos falar de conquistas…quais devem ser ressaltadas?

“Se por um lado enfrentamos os diversos desafios do mercado e as dificuldades inerentes impostas pela burocracia, leis e taxas governamentais, por outro, conseguimos manter uma participação expressiva em feiras & eventos nacionais e internacionais. Além de ampliar nosso corpo técnico de Pesquisa & Inovação, fizemos diversos lançamentos  de novos  produtos entre os vários segmentos industriais, em especial, para o setor de  tintas e Materiais Compósitos. Vale ressaltar que a Polystell também se manteve em evidência entre os principais fornecedores de Aditivos. Seguem, para informação, algumas conquistas:

  • Prêmio BASF-Excelência: Destaque entre os Nove melhores fornecedores da empresa;
  • Prêmio Paint & Pintura (Oscar do setor de Tintas): Destaque entre os CINCO melhores fabricantes de Aditivos para o mercado de Tintas);
  • Top of Mind ALMACO (Associação Latino Americana de Materiais Compósitos): Diversos prêmios na Categoria Aditivos e Inovação;
  • Primeiro Prêmio mundial AkzoNobel Supplier Collaboration 2020: 4º Lugar entre todos os fornecedores de matérias-primas para tintas”

– Pesquisa, desenvolvimento e inovações… é uma marca da Polystell?

“Sem dúvida, desde o nascimento da empresa em 2001, voltada inicialmente para Compósitos, essa foi a nossa Missão, porém com olhos atentos às necessidades das diversas outras indústrias, tais como, Tintas & VernizesPlásticos e BorrachasMasterbatchesprodutos para têxtil e, mais recentemente, aditivos para Adesivos e SelantesCosméticosAgroquímica, além de especialidades diversas, conforme solicitações.”

– Muito se fala em Sustentabilidade… a Polystell caminha nessa direção?

“Já mantemos em nosso portfólio de produtos, aqueles que podem ser chamados de “aditivos verdes”, ou seja, produtos com baixo VOC, oriundos de fontes renováveis, multifuncionais, biodegradáveis e com expressiva redução de impacto ambiental. Além disso, investimos em nosso maior patrimônio, que são os nossos funcionários e colaboradores, destaque para as mais de 15 químicos, engenheiros químicos e doutores que nos abrilhantam com suas pesquisas e desenvolvimentos de produtos, futuristas e inovadores e, sempre, sustentáveis.”

– Quais os produtos de ponta da empresa… e o que eles atendem?

“Entre os nossos destaques do TOP 10, encontram-se alguns Aditivos tradicionais e outros mais recentes, mas todos, frutos do nosso trabalho de Inovação e Desenvolvimentos constantes.

Para o setor de Tintas, podemos destacar os produtos: POLYADIT 4256 BIOSPERSE e 4262 BIOSPERSE CBT, da nossa linha de aditivos Dispersantes e Umectantes para sistemas aquosos, derivados de fontes vegetais renováveis, atóxicos e isento de solventes. Pertencem às nossas mais recentes inovações, tendo como base diversas modificações químicas nas moléculas do POLIGLICEROL.

Destaque também para o POLYUMEC 5999, Dispersante-Plastificante, base vegetal, trata-se de um Ester produzido a partir de matérias-primas renováveis de Soja e Palma, isento de Nonil Fenol e Ftalatos, sendo indicado para uso em esmaltes sintéticos.

Ainda nesse setor, destacamos o POLYUMEC 5448 – GLW, um “Titanium Chelate” – Umectante Multifuncional baseado em reações da família do titânio, que oferece como  principal função, o aumento do poder tixotrópico nas tintas decorativas.”

– A participação em Feiras e Eventos é relevante para a Polystell?

“Sim. A participação nas feiras e eventos de cada setor nos torna mais fortes, por isso mantemos o foco nos eventos da ABRAFATI (Tintas), FEIPLAR (Compósitos) e FEIPLASTIC (Plásticos), que são as principais feiras nacionais, oportunidade em que estreitamos o relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros e onde realizamos futuros contatos, além de aprender muito sobre aplicações, discutimos e analisamos também a as tendências de cada mercado. A Polystell complementa esta participação com futuras visitas presenciais, bem como com participações em eventos internacionais, que é o caso da CHINACOAT (China), NURENBERG (Alemanha), JEC (França) e outras.”

– Dentre as “premiações” da empresa, o que deve ser ressaltado?

“As premiações representam o reconhecimento pelo nosso trabalho e a confiança do mercado na qualidade dos nossos produtos e serviços. São sempre bem-vindas, e junto com elas vem a responsabilidade de toda a equipe para manter e dar continuidade à performance alcançada nos produtos da Polystell Aditivos.”

Fonte: Polystell Aditivos – Marketing  – Janeiro/2021