Indústria vira “surpresa positiva” e fecha o ano com 8ª alta seguida

Indústria vira “surpresa positiva” e fecha o ano com 8ª alta seguida

A produção da indústria brasileira teve resultado melhor do que o esperado em dezembro e registrou o oitavo aumento seguido, subindo 0,9% no último mês do ano na comparação com o mês anterior. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação anual com dezembro de 2019, a alta foi de 8,2%.
Apesar das altas desde o pico da pandemia, a indústria encerrou 2020 com a maior queda em quatro anos diante das consequências do coronavírus, pressionada principalmente pelo segmento de automóveis.

Mas ambos os resultados de dezembro, anual e mensal, ficaram acima das expectativas, com o consenso do mercado prevendo queda de 0,4% no mês. O resultado foi classificado como uma “surpresa muito positiva” no fim de ano, escreve o analista Arthur Mota, da Exame Research.

“Com o resultado, chegamos a uma sequência de oito meses com taxas positivas, algo que o setor não apresentava desde 2009 — outro momento de recuperação da crise global”, diz Mota, que aponta que a recuperação também tem sido mais rápida na indústria do que nas crises de 2014 e 2016.

Fonte: Exame