Tecniplas amplia em 50% vida útil de equipamento usado em fábrica de papel

Tecniplas amplia em 50% vida útil de equipamento usado em fábrica de papel

Cabreúva (SP) – Uma das maiores vantagens dos compósitos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibras de Vidro) é a versatilidade. Não só de design – é um dos materiais preferidos dos projetistas –, mas também por permitir a combinação de diferentes tipos e quantidades de matérias-primas. Líder em tanques e equipamentos especiais de PRFV, a Tecniplas aproveitou-se dessa característica e desenvolveu um equipamento para uma fábrica de papel cuja vida útil foi ampliada em 50%.

Trata-se de uma torre up flow usada no processo de branqueamento da massa de celulose, explica Luís Gustavo Rossi, diretor da Tecniplas. “O cliente operou durante uma década um equipamento desse tipo. Porém, nos últimos cinco anos de uso foram necessárias algumas reformas estruturais, em função da elevada agressividade do ambiente”. Além de trabalhar com fluidos altamente corrosivos, a torre opera a 70 ºC.

Com apoio da fabricante de resinas INEOS Composites, o departamento de engenharia da Tecniplas refez os cálculos estruturais baseado na norma ASME-RTP1 e levando em conta uma carga de vento de 144 km/h – com 2.220 mm de diâmetro, a torre tem 42 m de altura, sendo duas seções de 21 m cada montadas em campo.

“Após os cinco primeiros anos em operação, verificamos um fator de corrosão de cerca de 1 mm por ano”, calcula o diretor da Tecniplas. Então, a empresa considerou no plano de laminação da nova torre 9 mantas de vidro de 450 g/m² para a barreira química. Além disso, todo o equipamento – liner, barreira química e estrutura – foi produzido com resina éster-vinílica Derakane™ Signia™ 411.

Graças a essa nova combinação de matérias-primas, a nova torre up flow está apta a operar por 15 anos, sem a necessidade de interrupções para manutenção. “Conseguimos atender à demanda do cliente de uma forma relativamente simples e 100% baseada em normas técnicas”, conclui Rossi.

Sobre a Tecniplas

Fundada em 1976, a Tecniplas é a maior fabricante brasileira de tanques e equipamentos especiais de compósitos em PRFV (plástico reforçado com fibras de vidro). Situada em Cabreúva (SP), onde mantém uma fábrica de 32 mil m², a Tecniplas atende os setores de álcool e açúcar, papel e celulose, cloro-soda, química e petroquímica, fertilizantes, alimentos e bebidas e saneamento básico. Para mais informações, acesse www.tecniplas.com.br

 

FONTE: SLEA Comunicação