Curso de Caracterização Mecânica dos Materiais Compósitos – Dia 06 de agosto

Curso de Caracterização Mecânica dos Materiais Compósitos – Dia 06 de agosto

Carga-horária: 8 horas (1 dia)

Público Alvo: Engenheiros e Técnicos em cálculos estruturais.

Requisitos: Maior de 18 anos e conhecimento sobre compósitos

Número Máximo de alunos: 30

Professor: Gerson Marinucci

Programação

Ementa:

Fornecer conhecimento da mecânica dos laminados e de ensaios mecânicos com ênfase em materiais compósitos poliméricos, envolvendo desde as matérias-primas constituintes até os compósitos fabricados com fibra de carbono, fibra de vidro e aramida. O conteúdo programático aborda fundamentos teóricos de ensaios mecânicos, destacando tração, compressão, cisalhamento no plano, cisalhamento interlaminar, flexão e torção. Há também um tópico que introduz conceitos da análise térmica das matrizes poliméricas.

Objetivo:

Desenvolver capacitação para a análise do comportamento mecânico dos compósitos, identificando o estado de tensões e deformações em laminados estruturais, e o aprendizado dos ensaios mecânicos. Permite, por meio dos ensaios de caracterização mecânica, obter as propriedades do material, tais como tensão, módulo, deformações e coeficiente de Poisson. Conceitos de análise térmica são abordados e permitem compreender e avaliar propriedades das matrizes poliméricas, como, por exemplo, temperatura de transição vítrea e grau de cura. Técnicas de preparação dos corpos-de-prova são também abordadas.

Mini currículo Prof. Gerson Marinucci:

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP- Universidade Estadual Paulista (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela USP-Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Tecnologia Nuclear pelo IPEN-Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2001). Tecnologista sênior nível IIIA da Comissão Nacional de Energia Nuclear no IPEN-Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, professor responsável pelas disciplinas Materiais Compósitos Poliméricos e Compósitos Termoestruturais na Pós Graduação do IPEN/USP e especialista em compósitos poliméricos no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo.Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Compósitos e Materiais Poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de novos materiais, Desenvolvimento de processos, Caracterização mecânica, Análise microestrutural, Análise de Fratura, Processo Filament Winding, Compósitos estruturais com fibra de carbono. Também é orientador nos programas de mestrado e doutorado do IPEN/USP.

Inscrições através do telefone (11) 3719-0098 ou pelo e-mail: marketing@almaco.org.br