Saiba quais profissões estarão em alta até 2020

Saiba quais profissões estarão em alta até 2020

O mercado de trabalho está em constante mudança. A evolução do mercado é tanta que muitas vezes a educação formal das faculdades não é o suficiente para conseguir as melhores profissões, e o recomendado é se especializar. O Guia da Carreira afirma que para saber se uma profissão estará em demanda no futuro, o ideal é consultar pesquisas como a da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Essas pesquisas apontam os próximos passos do mercado de trabalho e revelam quais profissões estarão em alta nos próximos anos. O último levantamento foi feito após respostas de mais de 400 empresas, que representam mais de 2,2 milhões de empregados dos setores de RH e operacional. De acordo com eles, há dez setores de atuação que devem ficar em alta até 2020:

Compras, Comercial, Tecnologia da Informação (TI), Serviços Gerais, Planejamento, Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos, Marketing, Comunicação, Ouvidoria e Área de Produção.

Na área de produção, há oito setores devem ficar em alta:

Engenharia, Produção, Gestão de Qualidade, Projetos, Pesquisa e Desenvolvimento, Segurança e Saúde Operacional, Meio Ambiente e Manutenção. A pesquisa também revelou algumas profissões que devem ficar em alta até 2020:

– Supervisores de Produção em Indústrias de transformação de plástico;

– Engenheiros de Petróleo;

– Técnicos em Sistemas de Informação;

– Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos;

– Engenheiros de mobilidade;

– Técnicos em mecatrônica;

– Biotecnologistas;

– Engenheiros ambientais e sanitários;

– Desenhistas técnicos em eletricidade, eletrônica e eletromecânica.

Vale lembrar que, para sempre ficar competitivo no mercado, a boa formação é essencial. Na área de produção, é indicado ter ao menos ter um curso técnico. Na área de gestão, o essencial é ter nível superior. Nos dois casos, para cargos de gerência e diretoria é necessário ter pelo menos uma pós-graduação.

Fonte: Hora Brasil