Sistema construtivo brasileiro conquista prêmio de inovação organizado na França

Sistema construtivo brasileiro conquista prêmio de inovação organizado na França

Núcleo Úmido combina cozinha, banheiro e área de serviço numa mesma estrutura

A G12, empresa brasileira especializada em tecnologias que envolvem o uso de compósitos – um tipo de plástico de engenharia –, criou um sistema construtivo modular e 100% industrializado que integra, numa única estrutura, a cozinha, o banheiro e a lavanderia. Ou seja, as áreas úmidas de uma residência.
Desenvolvida a pedido da companhia argentina Materiales Compuestos (MC), a novidade, não por acaso denominada Núcleo Úmido, conquistou o JEC Innovation Awards, principal prêmio de inovação do setor global de compósitos – aconteceu anteontem, em Paris, durante a feira JEC World. A vitória repercutiu a tal ponto que a G12 foi convidada pela embaixada brasileira na França a apresentar o trabalho.
Além de ser uma solução construtiva inovadora, o desenvolvimento brasileiro combina a utilização de cinco processos de moldagem de compósitos e, vale a pena ressaltar, não se limita à fabricação do Núcleo Úmido – pode ser usado em dezenas de outras aplicações, como postos de atendimento, dormitórios, residências completas, etc. “Essa versatilidade já chamou a atenção de investidores da Europa, África e Ásia”, afirma Erivelto Mussio, líder de projetos da G12.
Em média, o Núcleo Úmido reduz em até 60 dias o tempo necessário para a conclusão da obra. Isso porque, nos métodos construtivos tradicionais, as etapas mais complexas são justamente as relacionadas à construção dos espaços úmidos. “O Núcleo Úmido é fornecido já com as instalações elétricas e hidráulicas executadas na fábrica, sendo necessário realizar na obra apenas a conexão aos ramais de entrada da residência. E o fato de ser modular também aumenta sensivelmente a velocidade de implantação, bem como a flexibilidade de projeto”.
Ideal para atender às demandas governamentais por habitações populares, o Núcleo Úmido apresenta preço bastante próximo ao dos métodos convencionais. “Na América Latina, onde o custo da mão de obra é baixo, a principal vantagem para a construtora é a maior produtividade e, em decorrência, a melhora do seu ciclo financeiro”, observa Mussio. Em países desenvolvidos, ele calcula que o Núcleo Úmido reduza entre 10% e 15% o custo total da casa.
O modelo básico ocupa uma área de 7,41 m², sendo que apenas uma estrutura é necessária para conter a cozinha, o banheiro e a lavanderia. Por ser feito integralmente de compósitos, o Núcleo Úmido apresenta elevada durabilidade e isolamento termoacústico melhor que o da alvenaria. Também é mais leve – cada módulo pesa cerca de 1 mil kg –, o que facilita o transporte em regiões de difícil acesso. “A construção dos módulos ao lado do local de instalação se justifica a partir de volumes acima de 300 unidades”.

Alianças estratégicas

Em paralelo às características técnicas exclusivas, um dos diferenciais do Núcleo Úmido ficou por conta das alianças estratégicas firmadas para o seu desenvolvimento. Somada à participação da G12 e de outras duas empresas brasileiras – Purcom e AJB –, fizeram parte do projeto as companhias argentinas MC e Plaquimet e a francesa Composite Integrity, que pertence ao IS Group.
“Trata-se de um modelo de negócio moderno e focado na combinação das competências de cada participante. Há tempos que o mundo não tem mais fronteiras, e a forma de criar produtos deve se aproveitar cada vez mais dessa condição”, comenta Gilmar Lima, fundador da G12.
Fundada em 2016, na cidade de Curitiba (PR), a G12 é uma empresa especializada no desenvolvimento de produtos, mercados e negócios com foco em inovação e geração de valor, por meio da multiplicação de redes de conhecimento e de práticas diferenciadas de gestão. Mais em www.g12innovation.com.br.
Resultantes da combinação entre resinas plásticas e fibras, como as de vidro, carbono ou aramida, os compósitos são conhecidos pelos elevados índices de resistência mecânica e química, associados à liberdade de design. Há mais de 50 mil aplicações catalogadas em todo o mundo, de tanques de produtos químicos e pás eólicas a cascos de barcos e componentes estruturais de aviões.

Fonte: SLEA Comunicação